sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CARLOS HERCULANO LOPES » Água na boca

Nascida em Paraisópolis, a essa turma de bambas vem se juntar dona Etelvina Ribeiro de Godoi 


Estado de Minas: 02/08/2013 

Que a cozinha tradicional mineira, de uns tempos para cá ganhando ares de sofisticação com o surgimento de chefs e experimentos, é das melhores do Brasil, ninguém duvida. Quem nunca se deliciou, só para ficar nestes três pratos, com um franguinho preparado com quiabo e angu, de preferência no fogão a lenha; um feijão-tropeiro feito com linguiça de porco, farinha de mandioca e acompanhado de pimenta malagueta; ou então com uma leitoa à pururuca, que pede, como entrada, a branquinha bem ajuizada, com certeza bom sujeito não é.

Delícias como essas, às quais se acrescentam muitas outras, vêm sendo, ao longo dos séculos, feitas Minas afora (e adentro) por milhares de mãos anônimas, ou por cozinheiras famosas como Nelsa Trombino, dona do Restaurante Xapuri, na Pampulha; por dona Lucinha, filha ilustre do Serro, em dois restaurantes em BH que levam seu nome, além de outro em São Paulo, dirigido por sua filha Elza. Como não lembrar também dona Stella Libânio Christo, mãe do escritor Frei Betto. Falecida há alguns anos, ela nos deixou preciosos livros de receitas, como Fogão de lenha e Minas de forno e fogão, nos quais, com muita graça e leveza, transmitiu seus ensinamentos.

 Nascida em Paraisópolis, no Sul mineiro, a essa turma de bambas, com todo o merecimento, vem se juntar outra fera no assunto: dona Etelvina Ribeiro de Godoi. Diferentemente de dona Nelsa e de dona Lucinha, das quais tenho a alegria de ser amigo, e de dona Stella, que cheguei a entrevistar algumas vezes para o Estado de Minas, nunca estive com dona Etelvina nem troquei sequer uma palavra com ela. Há dias, essa senhora de sorriso franco, feições delicadas e porte elegante, como mostram suas fotos, vem me fazendo companhia por meio de seu livro Comer com os olhos, lamber com o coração, a divina cozinha mineira de dona Etelvina.

Recém-lançada, essa preciosidade de nossa culinária, que não consigo parar de ler e nem de admirar o capricho com que foi feita, chegou até a mim por seu filho, o engenheiro Marcus Godoi. Publicado pela Editora Sagui, de São Paulo, as fotos são de Fernando Lutterbach e textos de Marcílio Godoi. Dona Etelvina, como não poderia deixar de ser, entra com o principal: as receitas. A exemplo daquelas ensinadas por dona Nelsa, dona Lucinha e dona Stella, as suas ajudam a enriquecer ainda mais a cozinha deste país das Gerais – são de dar água na boca. Provocam aquela irresistível vontade de provar, sem medo de ser feliz, cada um dos pratos sugeridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário