domingo, 18 de agosto de 2013

Tv Paga


Estado de Minas: 18/08/2013 



Nova atração do SescTV vai analisar a realidade latina a partir de filmes que serão debatidos semanalmente 




Ugo Giorgetti, Miguel de Almeida e Tales Ab%u2019Saber no primeiro programa Contraplano (SescTV/Divulgação)
Ugo Giorgetti, Miguel de Almeida e Tales Ab%u2019Saber no primeiro programa Contraplano

Estreia sexta-feira, às 22h, no SescTV, o programa Contraplano. O jornalista Miguel de Almeida vai comandar a atração, conduzindo debates sobre como o cinema nacional e latino-americano interpretam a realidade, mais especificamente em quatro áreas: cultura, poder, sociedade e comportamento. A direção e o roteiro são de Luiz R. Cabral e a produção executiva, de Beto Tibiriça.

Serão 49 episódios, sempre às sextas-feiras. Para instigar e motivar o debate, cada edição vai exibir diversas sequências de filmes. Durante 52 minutos, dois debatedores discutem um tema definido previamente, comentando como o cinema o abordou ao longo dos anos.

“A série promove a reflexão de temas como possibilidade de estreitar a troca de informações e ampliar o pensamento entre Brasil e América Latina, realidades tão próximas historicamente e que encontram no cinema um convite ao debate”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

Cada tema e a lista de filmes apresentados foram objeto de longa pesquisa. Pelo menos quatro filmes são debatidos por programa. “A invenção do Brasil”, “Paradoxos da religião”, “Traços da violência urbana” e “Mulheres contemporâneas” são alguns dos temas. “Os filmes tratados não privilegiam escolas ou tendências – todos servem para municiar o olhar sobre as questões como cultura e política”, afirma o produtor Beto Tibiriça.

O primeiro episódio, com o cineasta Ugo Giorgetti e o psicanalista Tales Ab’Saber, vai tratar do tema poder com o título “Revoluções e golpes”. Serão analisados os filmes: ¡Revolucion! A verdade sobre Fidel Castro (de Victor Pahlen), A Batalha do Chile – Parte II – O golpe de estado (de Patricio Guzman), Condor (de Roberto Mader) e Che – Parte I (de Steven Soderbergh).

Entre os debatedores dos 49 episódios estão confirmados Mary Del Priore, doutora em história e escritora; Ivana Bentes, ensaísta, professora e curadora; Hugo Possolo, ator, palhaço, dramaturgo e diretor; Celso Favaretto, professor de filosofia; Luiz Áquila, pintor, desenhista, gravador e professor; e Geraldo Carneiro, poeta, ensaísta, tradutor e roteirista de cinema e TV.

Na internet

O SescTV está lançando ainda um site sobre o Contraplano (www.contraplano.sesctv.org.br), criando um acervo de pesquisa sobre o cinema brasileiro. Além de todos os 49 episódios da série – e as pesquisas desenvolvidas para sua realização –, também farão parte do acervo na web textos produzidos exclusivamente por profissionais ligados à produção, reflexão e pesquisa do cinema e os 124 programas do Sala de cinema, com o perfil de diretores, roteiristas, atores, fotógrafos, produtores, críticos e outros profissionais do meio.

Terapia? Outra novidade de hoje é No divã do dr. Kurtzman, que estreia às 21h, no Canal Brasil. A série mistura talk show, ficção e terapia, com o ator argentino Fabio Marcoff interpretando o terapeuta Facundo Kurtzman. O primeiro entrevistado/paciente de Marcoff é Marcos Caruso (foto). Nos próximos programas, os convidados serão Supla, Marina Person, Soninha e Fausto Fawcett.

 (Aline Arruda/Divulgação)


Música Ainda no Canal Brasil, uma boa pedida para hoje é o show da Orquestra Imperial no Teatro Rival (RJ), às 17h. O domingo é de muita música também na Cultura, começando com a arte de Aracy de Almeira em Mosaicos, às 7h (se perder, fique de olho numa possível reprise em horário alternativo). A emissora abre espaço ainda para um especial de roda de viola e cantoria no Viola, minha viola, de Inezita Barroso, às 9h; e a Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen, às 11h45, na série Clássicos.

Uma grande festa para a garotada
Existem emissoras exclusivas para o público infantil, mas outros canais costumam investir pesado em atrações para este público. Como o Universal Channel, que emenda hoje quatro desenhos de primeira: Formiguinhaz (foto), às 16h; Tá chovendo hambúrguer, às 17h30; Os sem-floresta, às 19h; e O bicho vai pegar 3, às 20h30.

Enlatados
Mariana Peixoto
mariana.peixoto@uai.com.br

Publicação: 18/08/2013 04:00

Com 5,9 milhões de espectadores, a estreia da segunda parte da temporada final de Breaking bad bateu todos os recordes da atração nos Estads Unidos. Só para ter uma ideia, o número é o dobro do começo da quinta temporada – em 2012, o episódio inicial foi visto por 2,9 milhões de pessoas. Para especialistas, o crescimento espantoso se deve ao fato de que hoje em dia é possível vê-lo também em plataformas de vídeo sob demanda, como o Netflix. Infelizmente, a Netflix
brasileira ainda não disponibilizou a nova temporada, mas somente as quatro primeiras. Na trama, um professor de química descobre que tem pouco tempo de vida – por causa de um câncer – e começa a fabricar drogas ilegais para deixar mais dinheiro para a família. O AXN está reprisando a terceira temporada, aos sábados e domingos, às 10h.

Homicídios – Por falar no site de streaming, a Netflix lançou, na íntegra, a nova temporada de The killing, bem como as duas anteriores. Se nos dois primeiros anos o foco foi a investigação do assassinato da jovem Rosie Lasen – caso já resolvido –, agora o desafio será desvendar uma série de mortes. Os 10 episódios que chegam agora ao Brasil foram exibidos nos EUA em junho

Faroeste – Baseada na série de livros Walt Longmire mystery, escrita por Craig Johnson, Longmire é um faroeste moderno, protagonizado por um veterano do Vietnã que se tornou o dedicado e incorruptível xerife de uma pequena cidade. Hoje, às 22h, o A&E exibe o final da primeira temporada.

Família – Uma das melhores comédias atualmente em cartaz, Modern family retorna hoje, às 10h,
na Fox, com a estreia da
quarta temporada.

Vida fácil? – Estreia hoje, às 21h, na HBO, a tão aguarda série O negócio, sobre garotas de programa que resolvem aplicar as estratégias de marketing em sua profissão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário