quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Jornalista edita crônicas - Carlos Herculano Lopes


Estado de Minas: 12/09/2013 


Leila Ferreira volta a BH depois de ter vivido três anos em Araxá (Gabriela Araujo/Divulgacao-4/7/13)
Leila Ferreira volta a BH depois de ter vivido três anos em Araxá

Depois do sucesso de Mulheres: por que será que elas...?, que ficou durante um bom tempo na lista dos mais vendidos, a jornalista e escritora Leila Ferreira lança mais uma coletânea de crônicas, Viver não dói (Editora Globo/Principium, 276 páginas), que ela autografa hoje, no Teatro Sesiminas. Se depender dos temas universais que ela explora, como amor, sexo, solidão, envelhecer, perdas e alegrias, com certeza o livro também será sucesso.

No livro não faltam ainda as viagens que Leila fez pelo mundo, as experiências adquiridas e os encontros com famosos, como nas vezes em que esteve com a escritora chilena Isabel Allende, uma em Ouro Preto e três outras em Nova York. Em algumas crônicas nota-se também uma pontinha de melancolia, tão própria do ser humano, mas nada que a autora não tire de letra.

Formada em letras e jornalismo, mas atualmente dedicando-se à literatura, Leila Ferreira conta que se inspirou num verso de Emílio Moura para escrever o novo livro: “Viver não dói, o que dói é a vida que não se vive, tanto mais bela sonhada quanto mais triste perdida”. Leila explica: “Eu me apaixonei de cara pelo texto, pedi autorização à família do poeta e coloquei Viver não dói como título do livro”.

Mas e para você, Leila, viver dói ou não dói? “Dói, sim, mas é só soprar que passa. É claro que viver dói, mas não viver, ou viver pela metade, é muito mais doloroso ainda”, afirma a escritora. Para ela, que desde a adolescência teve de botar o pé na estrada na busca do próprio caminho, chegando com a cara e a coragem a Belo Horizonte, a dor de estar vivo é bem menor do que a dor de se viver anestesiado ou de não viver.

Viver não dói
Lançamento do livro de Leila Ferreira. Hoje, às 19h30, no Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia), dentro do Projeto Sempre um papo. Entrada franca. Informações: (31) 3261-1501 e www.sempreumpapo.com.br.


Em família

No evento de hoje, Leila Ferreira estará acompanhada do irmão, o cartunista e frasista Dirceu. Ele também lança o livro As máximas do Dirceu (Editora Autêntica). “Exilado há anos em Araxá”, como costuma dizer, Dirceu foi revelado por Ziraldo, trabalhou no Estado de Minas e em outros jornais e inspirou o famoso personagem Ubaldo, o paranoico, do também cartunista Henfil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário