sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EDUARDO ALMEIDA REIS - Férias em Marrocos‏

Férias em Marrocos 

Minas, hoje, se divide entre antiatleticanos e anticruzeirenses, se considerarmos somente as equipas que disputam a Série A do Brasileirão 

Estado de Minas: 04/10/2013

Quase toda a mineiridade só pensa nos 446 mil km2 do Reino de Marrocos, capital Rabat, monarquia constitucional, primeiro-ministro Abdelilah Benkirane, rei Mohammed VI, dinastia alauita, línguas oficiais árabe marroquino e berbere, mas o francês é muito falado e usado em documentos do Governo, 34 milhões de habitantes, moeda dirham, PIB modesto, IDH modestíssimo, cidade mais populosa Grande Casablanca, cerca de 3,3 milhões de habitantes.

Muita gente já está de passagem comprada para torcer pelos craques do exército de Kalil, o Magnífico, nas finais do campeonato mundial de clubes. Parcela quase tão numerosa de cidadãos continuará em Minas torcendo contra o campeão da Libertadores. Longos anos trabalhando como Cronista-Fifa no grande jornal dos mineiros me ensinaram que Minas, hoje, se divide entre antiatleticanos e anticruzeirenses, se considerarmos somente as equipas que disputam a Série A do Brasileirão.

Informação curiosa para os que demandarem o país africano é a de que na década de 1950, quando se tornaram mais frequentes os voos transatlânticos em quadrimotores a hélices, Marrocos foi pioneiro numa profissão hoje muito comum no Brasil, que já deve estar regulamentada pela CLT: garotos de programas.

Havia nas cidades marroquinas um sem conto de bordéis oferecendo os serviços amorosos de árabes espadaúdos, bem dotados, procurados por senhoras brasileiras da maior respeitabilidade, bem de vida, viúvas ou desquitadas, que passavam por lá férias inesquecíveis de 20 ou mais dias. Melhor que isso: só de maldade, contavam dos árabes às suas amigas de Brasil, casadas, que passavam 365 dias/ano jogando pife-pafe.

Ainda hoje circula nas colunas dos jornais impressos e televisados, neste país grande e bobo, um cavalheiro poseur, gorducho, alfabetizado, poliglota, cuja avó materna vivia de férias em Marrocos e chegou a aprender em berbere e árabe marroquino locuções importantíssimas da série "me mata!", "me bate!", "diz que eu sou a sua velhinha gostosa!".
Biografias

Seguinte: biografia autorizada é pior que autobiografia. Numa autobiografia o herói ainda pode deixar escapar fatos desabonadores de sua passagem por esta encarnação; nas biografias autorizadas há um exército de censores cortando aqui e ali, eventualmente acolá, para transformar o biografado num santo.

Os jornais deram notícia da luta de biógrafos e editores honestos para publicar seus livros sobre o grande Rosa de Cordisburgo, Mário de Andrade, que morreu solteiro, Roberto Carlos Braga, Raul Seixas, Lupicínio Rodriques, Lily Watkins, gaúcha de Porto Alegre, e vários outros brasileiros vivos ou mortos.

Lily Watkins, hoje Lily Watkins Cohen Monteverde Garbacchio Bendahan Safra, is a Brazilian philanthropist and social figure who attained considerable wealth after four marriages. Her net worth is estimated at $1 billion, ranking her as the 701st richest person in the world according to Forbes in 2009.

Tem, portanto, cerca de dois bilhões e quatrocentos milhões de reais para gastar na Justiça contra o biógrafo que dela não fale bem. Sugiro que gaste um tiquinho de sua imensa fortuna contratando como ghost-writer um philosopho amigo nosso, que escreva, na primeira pessoa, sua "autobiografia" em três ou quatro meses de trabalho estrênuo. Sendo estrênuo, do latim strénuus,a,um "diligente, ativo", o livro resultará da melhor supimpitude.

 Português


De 2 a 15 de setembro São Paulo realizou a Restaurant Week, almoços e jantares a preços fixos em restaurantes especializados em qualquer tipo de culinária – japonesa, chinesa, tailandesa, francesa, alemã, mineira, gaúcha – destinando um real de cada refeição a instituições de caridade. Não fosse o título Restaurant Week, que pode matar de raiva os meus amigos puristas, a iniciativa paulista seria interessante. Os cardápios dos restaurantes devem respeitar a sugestão da semana, que dura 15 dias. Em 2013, com o tema "primavera", foi obrigatória a utilização de flores e frutas. Preços: almoço R$ 34,90 e jantar R$ 47,90 – entrada, prato principal e sobremesa.

Pois é: tenho amigos puristas. São indivíduos preocupados com a conservação da pureza do nosso idioma, a correção da linguagem, a elegância de estilo e nada têm de puros, porque só pensam bobagens. Estão furiosos com o fato de restaurant, no dicionário do Dr. Bill Gates, explicar: "Early 19th century. < French, < present participle of restaurer < Latin restaurare "set upright again", enquanto week vem do "Old English wice < Germanic "series, succession". No entendimento dos ilustrados brasileiros, a promoção paulista deveria ser Semana de Comer, do latim tardio septimána,ae 'id.' e do latim comèdo,is ou es,édi,ésum ou estum,comedère 'comer'.

O mundo é uma bola
4 de outubro de 1910: início da revolução republicana em Portugal, que depõe o rei Manuel II. Pormenor curioso: Portugal, que tem Manuéis a montões, levou 500 anos para ter um Manuel II. Em 1942, Getúlio Vargas institui o cruzeiro como a moeda oficial do Brasil. Em 1970, com 27 aninhos, a cantora Janis Joplin exagerou na dose de heroína e passou desta para a pior. No mesmo dia do mesmo ano, pilotando uma Lotus, Emerson Fittipaldi vence a sua primeira corrida na Fórmula 1.
Em 1779 nasceu o naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire, que viajou muitos anos pelo Brasil e nos deixou livros preciosos.

Hoje é o Dia Mundial dos Animais, motivo pelo qual entro de férias.

Ruminanças


"Sirvo-me de animais para instruir os homens" (La Fontaine, 1621-1695).

Um comentário:

  1. "Olá! Adorei o seu blog e vou partilhar com meus amigos e clientes. Super interessante, super focado e uma visão diferentes sobre viagens.
    Como sei que gosta muito de viagens e ajudar gostaria de aproveitar para o convidar a conhecer o site do meu projecto em Marrocos (http://www.viagens-em-marrocos.com) e quem sabe ainda viajamos juntos.
    Obrigado.
    Omar"

    ResponderExcluir