sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Os olhos do idoso - Etelvino Teixeira Coelho‏

A maior parte das doenças oculares já podem ser tratadas


Etelvino Teixeira Coelho
Oftalmologista


Estado de Minas: 04/10/2013 



O tema da Dia Mundial da Visão 2013, instituído pela Organização Mundial da Saúde, é “O olho do idoso — Olhos no futuro”. A catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética e a degeneração macular são os principais focos da campanha . A catarata é a maior causa de cegueira tratável após os 50 anos, e a cirurgia devolve a visão plena a milhões de brasileiros. O glaucoma — que cega silenciosamente de forma irreversível, lenta e covarde — só pode ser diagnosticado com a medida da pressão intraocular, o exame de fundo de olho com análise do nervo óptico. A realização do campo visual já pode ser tratado, em sua maioria, com a instilação diária de uma simples gota de colírio e sessões de laser de argônio. A retinopatia diabética, se não tratada, lesa a visão de 80% dos diabéticos e leva à perda visual, pode ser prevenida e acompanhada, com o exame periódico de fundo de olho, associado a exames microscópicos das camadas da retina, como a angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica (O.C.T.), e tratada com aplicações de laser de argônio e injeções intravítreas de novas substancias chamadas anti VEGF – utilizadas também para tratar a degeneração macular senil. Os acidentes vasculares com obstrução da rede artério venosa da retina também se beneficiam com essa terapia associada ao laser de Argônio.

Programas de doação de córneas devem ser implementados pelo Ministerio da Saúde para estimular os brasileiros a doarem suas córneas, e o objetivo até 2020 é “zerar a fila dos transplantes de córnea”. Com o “teste do olhinho”, hoje obrigatório nos berçários das maternidades, o médico pode examinar o fundo de olho dos recém-nascidos, em busca de doenças congênitas, tumores, catarata e glaucoma, que podem ser tratadas de imediato. As crianças em fase escolar portadoras de defeitos da refração (miopia, astigmatismo e hipermetropia), olho preguiçoso , estrabismo e dislexia apresentam sérios problemas na aprendizagem e na alfabetizaçao, que levam à repetência e mesmo à evasão escolar. Os exames nos escolares contribuem para a melhora da aprendizagem e redução da repetência. Defeitos da refração, como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, a presbiopia (vista cansada), hoje já podem ser tratados e curados com o excimer laser, em segundos, eliminando o uso dos óculos; o ceratocone (córnea cônica) hoje já é tratado com o implante de segmentos acrílicos no interior da córnea e a aplicação de radiação UV associada a riboflavina (cross linking de colágeno), que podem evitar o transplante de córnea, antes inevitável.

As distrofias da retina, como a retinose pigmentar, que levam à cegueira, já apresentam esperança de novos tratamentos, ainda que experimentais, com a utilização de terapia de células-tronco e o implante de chips na retina. Assim, vemos que, felizmente, a maior parte das doenças oculares podem ser evitadas, prevenidas e tratadas com sucesso. Por isso mesmo, visite anualmente o seu oftalmologista e faça a rigorosa prevençao dessas doenças, que podem lesar para sempre a visão —que é o mais importante sentido do ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário