sábado, 2 de novembro de 2013

Programa Ciência sem Fronteiras-À espera de mais brasileiros‏

Estado tem o segundo maior número de bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras. Mudança de regras fez alunos recorrerem à Justiça para garantir chance de estudar e viver em outro país



Flávia Ayer


Estado de Minas: 02/11/2013 



"É a realização de um sonho estudar no exterior, aprender um terceiro idioma e conhecer outra cultura", diz Arthur Belisário, que faz intercâmbio na Alemanha


A velha história de que os mineiros não conseguem transpor as montanhas e vivem enraizados na própria terra não faz sentido para 6.725 estudantes, que literalmente romperam barreiras. Minas Gerais é segundo estado com maior número de participantes do Ciência sem Fronteiras (CsF), programa do governo federal que financia bolsas de estudos em 27 países. Os mineiros representam 17,5% dos 38.272 estudantes que estão fora do Brasil ou já retornaram do intercâmbio, incluindo alunos de graduação e pós-graduação. E para garantir a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar outro idioma em instituições de excelência, muitos apelam à Justiça. Pelo menos 30 do estado carimbaram o passaporte para o programa por meio de liminar. No Brasil, foramcerca de 300 bolsistas.

O impasse começou na abertura das chamadas para o intercâmbio, em junho, quando a nota mínima de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009 passou a ser cobrada como requisito obrigatório para participar do CsF, e não apenas como critério de desempate. Em outubro, quando o resultado foi publicado, estudantes sem o Enem não ganharam bolsas. “O governo mudou as regras três dias antes do fim do prazo de inscrição de o Enem e não deu ampla publicidade a esse critério. Há estudantes que entraram na universidade antes do Enem se tornar um requisito”, afirma o advogado Diego de Araújo Lima, que cuida de vários casos nessa situação.

Em decisão sobre um dos casos, o juiz Márcio Barbosa Maia, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por exemplo, afirma que a alteração no regramento deveria levar em conta tempo suficiente para quem “ingressou no curso superior por outra via (que não o Enem), ou que se submeteram ao Enem anteriormente a 2009, pudessem se submeter ao exame, com tempo hábil para obter avaliação e assim participar do programa”, afirmou o magistrado.

Aluno de engenharia mecânica do Centro Universitário Newton Paiva, Arthur Campolina conseguiu na Justiça uma bolsa para a Austrália. “Eu só tinha o Enem de 2008 e, de repente, me vi prestes a perder a oportunidade. Havia me dedicado muito para conseguir o intercâmbio, mudei a minha grade na faculdade e fiquei o semestre inteiro estudando inglês”, contou o estudante. Mesmo com a liminar, ele fez o Enem deste ano, apesar de o resultado estar previsto apenas para o início de 2014. Com quase 90% do curso concluído, esta seria a última chance para Arthur participar do CsF. Ele embarca em fevereiro, quando começa o curso de inglês. Depois de cinco meses, fará teste de aptidão para a cursar um ano na Universidade do Sul da Austrália (Unisa), em Adelaide. “Jamais teria a oportunidade de estudar no exterior. Foi como ganhar na Mega-Sena”, disse.


Luís Felipe Simão considerou a estrutura e os laboratórios excelentes na Inglaterra, onde ficou um ano e aprimorou a fluência em inglês (CRISTINA HORTA/EM/D.A PRESS)
Luís Felipe Simão considerou a estrutura e os laboratórios excelentes na Inglaterra, onde ficou um ano e aprimorou a fluência em inglês


DEFESA “Estamos contestando todos os casos que entram na Justiça. Uns ganharam, outros perderam, mas ainda não houve julgamento decisório”, informou Glaucius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), instituição que gere o programa com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo ele, o Enem é o critério nacional e republicano encontrado pelo governo para comparar estudantes.

Até o fim do ano, o programa chegará a 55 mil bolsas, com meta de mandar para o exterior até 2015 101 mil estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Além da mensalidade em moeda local, são concedidos auxílio-instalação, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio-material didático, para compra de computador portátil ou tablet.

Com investimentos de R$ 5 bilhões, o CsF foi lançado em 2011 para fomentar o intercâmbio de universitários brasileiros em estudos e pesquisas nas áreas de tecnologia, inovação, ciências, saúde e meio ambiente. “Temos atingido média de interessados correspondente a três vezes o número de selecionados. Quem participou tem taxa de satisfação acima de 90%”, ressalta Glaucius, que destaca a participação dos mineiros. “As universidades têm motivado bastante o programa.”



Arthur Campolina recorreu à Justiça para conseguir estudar na Austrália, depois que o governo federal  mudou as regras na última hora (RAMON LISBOA/EM/D.A PRESS)
Arthur Campolina recorreu à Justiça para conseguir estudar na Austrália, depois que o governo federal mudou as regras na última hora

OPORTUNIDADE Direto de Berlim (Alemanha), Arthur Belisário, de 21, aluno de engenharia mecânica da UFMG, incentiva estudantes a participarem. Ele chegou em julho ao país e tem se dedicado ao curso de alemão para, em fevereiro, ingressar por um ano numa instituição de ensino superior local. “O processo para conquistar a vaga foi moroso e o candidato deve estar sempre atento às datas, e-mails, prazos e requisitos”, conta o estudante. Mas o esforço compensa: “É a realização de um sonho estudar no exterior, aprender um terceiro idioma, viver em um país como a Alemanha. A principal dificuldade é o idioma, mas é questão de tempo superar”. E Arthur ainda dá a receita: “Nada melhor para se adaptar do que estar de mente aberta para novos aprendizados e uma nova cultura”. Mesmo no início do intercâmbio, ele já alimenta ambições: “A maioria dos estudantes têm desejo de aprender como são os países desenvolvidos e  transformar o Brasil. Talvez seja um sonho, mas iremos tentar.”

O estudante do 5º período de engenharia elétrica da UFMG Luís Felipe Simão, de 23, está se adaptando à volta ao Brasil, depois de um ano na Universidade de Brigthon (Inglaterra). “Foi uma experiência sensacional. A estrutura é excelente, laboratórios ótimos e ainda tive a oportunidade de fazer estágio numa empresa que prestava serviços para o Ministério da Defesa britânico”, conta.  “O intercâmbio abrirá muitas portas”, imagina.

SANDUÍCHE Terminam no dia 29 as chamadas para graduação-sanduíche do Ciência sem Fronteiras no Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão e Áustria. A bolsa  custeará o aluno por até 12 meses em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses. Mais informações no www.cienciasemfronteiras.gov.br.


ESTUDOS NO EXTERIOR

São Paulo envia mais e EUA recebem mais bolsistas

EXIGÊNCIAS

» Ter nacionalidade brasileira

» Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado em bom desempenho acadêmico

» Ter cumprido no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo      previsto para seu curso no momento do início da viagem de estudos

» Nota do Enem igual ou acima de 600, emteste feito a partir de 2009

» A inscrição deve ser feita na instituição de ensino superior do aluno

PRINCIPAIS ORIGENS        PRINCIPAIS DESTINOS

São Paulo.............8.493        Estados Unidos.....8.863
Minas Gerais.........6.725        França.................4.320
Rio de Janeiro.......3.448        Canadá................3.795
Rio Grande do Sul....3.441     Reino Unido............3.702
Paraná..................2.496        Austrália..............3.028


À espera de mais brasileiros

No topo do índice de desenvolvimento humano, Suécia pretende abrir cerca de 2 mil vagas de graduação, mestrado e doutorado em 26 universidades até o ano que vem

Flávia Ayer*


Pernambucana Madyana Torres faz design gráfico na Umea University e considera o laboratório excelente (FOTOS: FLÁVIA AYER/EM/D.A PRESS)
Pernambucana Madyana Torres faz design gráfico na Umea University e considera o laboratório excelente


Estocolmo, Lund, Jönköping, Umeå – A Suécia quer encurtar a distância e estimular estudantes brasileiros a atravessarem o Atlântico até chegarem bem perto do Ártico. Um dos parceiros do Ciência sem Fronteiras (CsF), programa do governo federal, o país nórdico está de portas abertas para oferecer até o ano que vem cerca de 2 mil vagas em 26 universidades. E adianta: a língua está longe de ser um entrave. Apesar de não ser o idioma oficial da Suécia, quase 90% da população fala inglês fluentemente. O país é um dos  têm a maior oferta de cursos de graduação, mestrado e doutorado em inglês entre os de língua não inglesa.

Com 9 milhões de habitantes, a Suécia está no topo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pretende estreitar laços com os países em desenvolvimento. “O Brasil tem uma economia em crescimento e está se tornando cada vez mais importante. O intercâmbio é uma forma de cooperação”, avalia Niklas Tranaeus, gerente de marketing do Swedish Institute, agência pública que promove o país no exterior. Apesar dos esforços, apenas 147 estudantes brasileiros participantes do CsF foram para a Suécia, na 16ª posição no ranking de países mais procurados do programa.

“O país ainda não é um destino de educação conhecido. Aqui, os estudantes podem encontrar um ambiente de estímulo à criatividade, inovação, autonomia, num clima bastante informal”, afirma Tranaeus. Embora ainda desconhecidas pelos brasileiros, as universidades suecas estão entre as melhores do mundo e têm como meta aumentar o número de estrangeiros.

“É fundamental a interação com outros países. Queremos atrair bons estudantes e temos a responsabilidade de espalhar conhecimento pelo mundo”, ressalta Jan-Olov Höög, professor do Karolinska Institutet, em Estocolmo, uma das mais renomadas universidades na área de saúde do mundo, responsável pelo anúncio do Prêmio Nobel de Medicina. O intercâmbio pelo CsF inclui bolsa mensal de 870 euros, além de seguro-saúde, auxílio-instalação e material didático.

Há pouco mais de três meses a pernambucana Madyana Torres, de 22 anos, aluna de design gráfico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), começou o intercâmbio na Universidade de Umeå, no Norte da Suécia, e nem o fato de ter quebrado a perna ao cair de bicicleta tirou o entusiasmo. A cada dia, ela se depara com  uma estrutura bem diferente das universidades brasileiras.

Na faculdade de design, Madyana compartilha escritório com outros estudantes, com tempo e espaço de sobra para desenvolver seus projetos: “Na universidade, trabalhamos em projetos com grandes companhias como BMW e Samsung. Também tenho excelente estrutura de laboratório disponível 24 horas por dia”, explica a estudante, para quem a língua não é uma dificuldade: “Aqui todo mundo fala inglês”.

OUTRA REALIDADE Aluna de engenharia mecatrônica da Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul (SP), Estela Santana, de 21, também está em lua-de-mel com a Suécia. Ela estuda robótica na Universidade de Umeå e, além do conhecimento acadêmico, vive uma realidade bastante diferente. No Brasil, ela trabalhava num empresa sueca e não teve dúvida de que o país seria boa opção. “Aqui não tem trânsito ruim, os carros param para você na rua, os ônibus têm espaço e as bicicletas são opção de transporte”, afirma, animada.

A organização e a qualidade de vida que o país oferece, como educação gratuita universal, saúde e igualdade social, são impressionantes. Ainda no início de sua jornada na Suécia, Estela pretende aprender dentro e fora da sala de aula. “Quero experimentar ao máximo. Essa experiência vai fazer muita diferença no meu currículo”, disse.

O maior desafio é o inverno rigoroso do Norte, com pouca luz solar e temperaturas negativas. Para isso, ela está de equipando: “Aqui é uma cidade de alto custo e, por isso, recebemos 1.270 euros por mês de auxílio. Aproveitei e comprei um casaco reforçado”.

Incentivado pela irmã, que já morou na Suécia, Fernando Biberg, estudante de engenharia civil da Universidade Anhamguera-Uniderp, em Campo Grande (MS), elegeu a Universidade de Jönköping, como destino para fazer a graduação-sanduíche. Durante um ano, ele se dedicará ao curso de desenvolvimento de produtos e materiais e, além das aulas, pretende conseguir logo um estágio. Há três meses no país, ele está empenhado em aprender sueco. “As aulas são em inglês, mas acho que aprender um terceiro idioma será um diferencial”, disse. A estrutura da instituição de ensino não deixa dúvida de que ele realmente está num país desenvolvido. “A biblioteca disponibiliza quase todos os arquivos em versões virtuais. Tudo é muito organizado e eles valorizam muito a igualdade”, destacou o brasileiro.

*A repórter viajou a convite do Swedish Institute (Instituto Sueco)



Paulista Estela Santana estuda robótica e está impressionada com Umea e a qualidade de vida na Suécia (FOTOS: FLÁVIA AYER/EM/D.A PRESS)
Paulista Estela Santana estuda robótica e está impressionada com Umea e a qualidade de vida na Suécia
 
 

ENSINO DE EXCELÊNCIA

Principais universidades da Suécia

Stockholm University

Com 60 mil alunos, é uma das maiores do país e está entre as 100 melhores instituições de ensino superior do mundo, prezando pelo estímulo à criatividade e à inovação. Cercado de verde, o câmpus, em Estocolmo, tem ambiente agradável de estudo. A internacionalização está estampada nos acordos de intercâmbio com 500 universidades em 60 países e a presença de 1,5 mil  estudantes estrangeiros em 2012.

Karolinska Institutet

É a mais conceituada universidade sueca na área de saúde e realiza 40% das pesquisas médicas do país. Os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina são escolhidos por assembleia composta por 54 professores da instituição. O instituto fica em Estocolmo e acaba de inaugurar nova sede, edifício modernista de última geração. Em 2017 pretende inaugurar o novo hospital reunindo todas as especialidades médicas.


Jönköping University

Dos 10 mil alunos, cerca de 1,5 mil são estrangeiros. Situada em Jönköping, no Sul do país, tem cursos de administração e negócios como carro-chefe, já que o estímulo ao empreendedorismo é uma de suas marcas. A atuação dos alunos no mercado de trabalho é estimulada por parceria com 800 empresas. É uma das poucas universidades privadas do país, o que, na prática, tem pouco impacto, já que o país arca com a educação de todos, mesmo em instituições particulares.

Lund University

Na charmosa cidade de Lund, no Sul, fica a universidade mais antiga do país, fundada em 1666. São 47 mil alunos (6 mil estrangeiros). Está entre as 100 melhores universidades do mundo, com mais de 100 programas de mestrado, cinco de graduação e 500 disciplinas isoladas, ministradas em inglês. A instituição investe R$ 1,5 bilhão por ano em pesquisas. Em Lund, foram feitas descobertas célebres, como  o sistema bluetooth e o exame de ultrassom. Uma vantagem da instituição é o clima: em Lund, o inverno não é tão rigoroso como no restante da Suécia. A temperatura vai de 5 graus negativos a  3 positivos.

Umeå University
Situada em Umeå, no Norte da Suécia, eleita a capital europeia da cultura em 2014, com 117 mil habitantes. Oferece cursos em áreas diversas, mas se destaca em design, arquitetura e meio ambiente. São 34 mil estudantes de 40 países e 19 centros de pesquisa. Em outubro, a faculdade de design conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no ranking Red Dot Design, um dos mais prestigiados do setor. Mais de 500 disciplinas e 30 cursos são ministrados em inglês.


Finalistas de minas

Dois estudantes de instituições mineiras de ensino superior estão na final da disputa por duas bolsas de estudos e estágio remunerado nas universidades de Chalmers or Linköpings University, na Suécia. Rodrigo Barbosa Lima, do Centro Universitário de Itajubá, e Igor Assis, da UFMG, concorrem ao prêmio, que será anunciado no dia 11, em São Paulo. Eles passaram por maratona de testes de conhecimento, com ênfase em inovação. O desafio é promovido pela Student Competitions para estudantes do último ano de engenharia, arquitetura e ciências naturais ou jovens profissionais dessas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário