sábado, 2 de novembro de 2013

Salvador e Madri - Luiz Mott

A tarde - 02/11/2013

Pelo segundo ano consecutivo, passei todo o mês de outubro em Madri, cidade adorável, a mais animada domundo: as ruas do centro agitadas como as festas de largo da Bahia, cheias de gente civilizada batendo perna, meia-noite parece meio-dia. Restaurantes, cervejarias e cafeterias lotados.

Salvador e Madri têm praticamente a mesma população, uns três milhões de habitantes. Madri, fundada pelos mouros no século IX, capital da Espanha desde 1561; Salvador, fundada em 1549, foi capital do Brasil até 1763. Madri tem 12 linhas de metrô, 319 estações, 2.310 vagões. Transporta mais de 650 milhões de passageiros por ano! Metrô limpo, rápido, fácil de viajar, todo mundo lendo um livro ou fuçando seu aparelho digital. O serviço de ônibus, maravilhoso: tem até cadeira especial para bebês. Com o equivalente de 150 reais, reduzido a 40 reais para os idosos, compra-se um vale-transporte mensal que permite usar livremente qualquer transporte coletivo. É o mesmo valor gasto mensalmente por minha empregada para ir e voltar de Pernambués aos Barris, viajando de pé, mais de uma hora de engarrafamento. O metrô de Salvador, nossos ônibus... uma desgraça!

Anda-se por toda Madri até de madrugada em total segurança, sem medo de assaltos: lá 50 assassinatos por ano, aqui, mais de 1.500 anuais! Em Salvador e no Brasil em geral, todo mundo trancado dentro de casa com medo de assalto, sem coragem sequer de passear pelo centro histórico.

Apesar da atual crise das economias europeias, o abastecimento na Espanha é de altíssima qualidade, padrão primeiro mundo: nos maravilhosos supermercados, dos grandões como El Corte Inglés, aos pequeninos incrustados em quarteirões residenciais, fantástica variedade e qualidade de produtos nem sempre mais caros que na brasilândia. Frutas do mundo todo. O salário mínimo espanhol é três vezes mais alto que o brasileiro. Com os mesmos 30 mil reais pagos ao nosso carro mais simples, compra-se lá veículo muito mais equipado e potente.

Viva a Espanha! Visite Madri!

Luiz Mott
Professor titular de Antropologia da Ufba
luizmott@oi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário