terça-feira, 24 de dezembro de 2013

País tem 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos


Base para envelhecer 
 
País tem 15 milhões de pessoas com mais de 65 anos
 
 
Roberto Perecini
Advogado e diretor-presidente da OAB-Prev Minas Gerais
Estado de Minas: 24/12/2013 


Passamos a vida inteira ouvindo sobre o quão triste e angustiante é a chegada da velhice. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos já são hoje 15 milhões de brasileiros e até 2060 chegarão a quase 54 milhões (26,8% da população). Estar próximo ou não dos 65 anos de idade de repente se tornou motivo para refletir sobre tudo aquilo que estamos passando e poderemos vir a passar na amadurecida terceira idade. A longevidade tem levado até as mais jovens mentes a repensarem seus planos e projetos de vida, que a cada dia não estão mais tão distante como era antes.

Mas como é envelhecer no Brasil? Será que o país está preparado para ser representado por um número cada vez maior de idosos? E a sociedade saberá lidar com o fato das pessoas estarem envelhecendo cada vez mais? O fato é que a sociedade está envelhecendo e esse número cresce consideravelmente a cada ano. Portanto, políticas públicas voltadas exclusivamente para esse estrato social devem ser tomadas. E rápido.

Novos cenários se apresentam e, além do famigerado impacto na Previdência, as transformações serão significativas em todos os setores, sejam eles econômicos, políticos ou sociais. Para suprir essa deficiência da Previdência Social, a população tem se preocupado, cada vez mais cedo, com a qualidade de vida na velhice e procurado os fundos de previdência como alternativa complementar para garantir uma renda razoável após o fim de sua carreira profissional. O brasileiro percebeu que a previdência privada é um meio eficaz e vantajoso de investimento, mas é fundamental saber que é preciso poupar hoje para garantir um futuro tranquilo.

A previdência privada tem se tornado uma forte opção de investimento, devido, entre outros motivos, ao benefício fiscal e taxas de administração e gestão, sendo um meio eficaz e vantajoso de acumular dinheiro a longo prazo. Quem deixa para adquirir um plano de previdência mais tarde acaba tendo que efetuar depósitos mais elevados e, consequentemente, pode comprometer o padrão de vida no futuro. Com um país mais velho, urge um sistema de saúde mais adequado, impecável, além de todo um aparato para atender essa grande parcela da população da melhor maneira possível. Como qualquer outro cidadão, os idosos merecem  atenção e têm o direito de ter um transporte público de qualidade, estudar, viajar e dispor de opções de lazer e entretenimento.

Sem deixar de lado todas as reflexões econômicas e sociais acerca do assunto, envelhecer também tem suas maravilhas. Ao contrário do que muitos pensam, acredito que a decrepitude e a solidão são meros coadjuvantes nessa fase da vida. As rugas e linhas de expressão representam uma das mais belas e genuínas formas de vitalidade, de sustentar a credibilidade e experiência adquiridas por um ser humano ao longo de sua trajetória. Afinal, será que estamos preparados para envelhecer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário