domingo, 5 de janeiro de 2014

Eduardo Almeida Reis-Emoções‏

Emoções 
 
Com o emocional em frangalhos, o que significa dizer em pandarecos, o cavalheiro e a dama se desestruturam da cabeça aos pés

Eduardo Almeida Reis
Estado de Minas: 05/01/2014




Ao contrário do que se possa imaginar, frangalho não é bela refeição em que se mistura frango e alho. Houaiss diz que a etimologia é controversa, enquanto Aurélio informa que vem de franger (latim frangere “quebrar, despedaçar, rasgar, esmagar, comprimir”) mais possivelmente “alho”. Faz sentido: franjo, tu franges, ele frange, verbo que significa franzir, como também quebrar, partir. Aulete vai com Houaiss e diz que a origem é obscura.

Noves fora etimologias, é impressionante a ação do emocional sobre as pessoas. Com o emocional em frangalhos, o que significa dizer em pandarecos, o cavalheiro e a dama se desestruturam da cabeça aos pés. Vosso philosopho, que era cavalheiro aparentemente normal, entrou o ano passado talqualmente Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) em 1889, quando se agarrou a um cavalo que viu açoitado numa praça e passou a escrever cartas em que se assinava Dionísio.

Como sabemos (depois de consultar a Wikipédia) Dionísio era o deus grego dos ciclos vitais, das festas, do vinho, da insânia e sobretudo da intoxicação que funde o bebedor com a deidade. É verdade que, antes disso, Nietzsche já usava um bigode maior que a soma das bigodeiras de Olívio Dutra e Luiz Eduardo Greenhalgh.

Com o emocional em pandarecos lá vou tocando na esperança de que as coisas melhorem. Otimista à beça e à bessa, fio que devem melhorar. Fio, minha gente: acreditar, confiar, esperar. O verbo fiar é puro latim e entrou no galego-português em 1009.

Estatísticas

Certos números, de tão esquisitos, fazem que a gente desconfie. Dou-lhes um exemplo publicado dia desses: “Taxas de homicídios dolosos por 100 mil habitantes em 2012”. Homicídio doloso é aquele em que há dolo. Em direito penal, dolo é a deliberação de violar a lei, por ação ou omissão, com pleno conhecimento da criminalidade do que se está fazendo. Em dúvida diante de palavra tão esquisita, a maioria dos televisivos pronuncia dôlo, mas é dólo e o crime é, aí sim, dolôso.

Na Alemanha a taxa é de 0,8, no Reino Unido é de 1 e na Venezuela é de 45,1: até aí, tudo bem. Em Portugal, segundo a mesma fonte, é de 1,2, e na Colômbia anda pelos 33,4: faz sentido. Em Nova York é de 4 e nos Estados Unidos fica em 4,1.

Boa notícia é que nas favelas cariocas com UPP o número anda pelos 8,7, contra 18 da cidade do Rio e 23,5 do estado do Rio. A taxa brasileira é de 24,3 e a sul-africana de 30,9. Espantosa, mesmo, foi a notícia de que na Argentina anda em 3,4, contra 4,1 dos Estados Unidos. Vai ver que os portenhos manobram seus homicídios dolosos (dolósos) na mesma calculadora usada para mentir sobre a inflação.

Leitores

Sem leitores não vive o cronista, mas é difícil agradar a gregos e troianos. De vez em quando um leitor se diz ofendido por qualquer observação do escriba e ameaça romper os laços leitorais. Dia desses foi divertido, porque o patrício me acusou de não falar mal do Aécio.

Ora, bolas, tenho mil e um motivos para não criticar o senador, e o primeiro deles é definitivo: meu avô e o avô dele foram amigos íntimos, fizeram política juntos durante anos. Fui nascido e criado numa família que vivia falando bem do Dr. Tristão da Cunha e do filho dele, Aécio Cunha, pai do senador Aécio Neves da Cunha.

Só aí teria motivos de sobra para não falar mal do neto do Dr. Tristão, mesmo que tivesse motivos. Não os tenho. Conheci pessoalmente o governador Aécio numa solenidade. Depois, almocei em palácio a convite do governador, porque faço parte de uma academia que foi recebida por ele: bom dia... boa tarde... como tem passado o senhor?

Havia charutos depois da sobremesa e do café. Fumei um. Muita gente fumou. Dei notícia do ágape nesta coluna. Convidado, fui barrado na guarita de acesso ao palácio. O cerimonial solucionou o problema, coisa normal num país grande e bobo. O convidado se engravata, toma um táxi e é barrado na guarita por um funcionário subalterno.

Vou mais longe: pelas relações familiais, acho que deveria ter sido convidado pelo governador Aécio para qualquer cargo no governo. Agradeceria e não aceitaria, porque gosto mesmo é de escrever para fora. Tenho dito.

O mundo é uma bola

5 de janeiro de 1785: dona Maria I, de Portugal, promulga alvará que proíbe a proliferação de indústrias no Brasil. Fez muito bem. Com as indústrias surgem a empáfia dos industriais e as federações, Fiesp, Fiemg, com seus presidentes que se julgam reis do mundo fazendo concorrência ao reinado de dona Maria I, a Louca.

Em 1825, Alexandre Dumas pai, com 23 anos, participou de seu primeiro duelo. Não se machucou seriamente, mas suas calças caíram durante a luta previamente ajustada.

Em 1867, primeiro trem urbano da América Latina: a Maxabomba do Recife. Em 1919, fundação do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, que teve a inscrição número 7 do Sr. Adolf Hitler.

Hoje é o Dia de Santo Eduardo.

Ruminanças

“A burrice tem a virtude da veracidade” (Nelson Rodrigues, 1912-1980).

Nenhum comentário:

Postar um comentário