quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MEC libera consulta de cursos e instituições que admitirão alunos por meio do Sisu e promete divulgar resultado do Enem até sábado‏

Disputa pela universidade 
 
MEC libera consulta de cursos e instituições que admitirão alunos por meio do Sisu e promete divulgar resultado do Enem até sábado. 

Flávia Ayer
Estado de Minas: 01/01/2014


O ano novo começa com definição para estudantes que concorrem a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação (MEC) promete divulgar entre sexta-feira e sábado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ontem, o MEC liberou a lista de universidades e cursos ofertados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abrirá inscrições na segunda-feira até às 23h59 do dia 10. Em Minas, são mais de 19 mil vagas em 18 universidades e institutos federais.

As notas do Enem são o critério para classificar candidatos no processo seletivo, que oferece cadeiras em universidades federais, estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia em todo o país. Pelo menos 25% das vagas são voltadas para cotistas, alunos de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas. Esta será a primeira edição que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a maior do estado, adota o Sisu. A instituição, que está oferecendo 3.535 vagas, lançou inclusive um site específico (www.ufmg.br/sisu) com informações sobre a sua participação no processo.

A virada do ano está sendo de muita expectativa e ansiedade para a estudante Tainá Diana Rodrigues, de 21 anos. Ela tenta pela quarta vez uma vaga de medicina numa universidade pública. “Apesar de o MEC falar em datas, sabemos que o resultado pode sair a qualquer hora e fico pensando qual será minha nota e em qual universidade vai dar para eu passar”, conta Tainá. Ela tem preferência pela UFMG e pela Universidade Federal de Juiz de Fora. “Acho que a concorrência na UFMG pode aumentar com o Sisu, pois pessoas do Brasil inteiro podem concorrer”, ressalta.

COMO FUNCIONA Em 2013, cerca de 5 milhões de brasileiros fizeram o Enem, pré-requisito de participação no Sisu, que abre oportunidades para o primeiro semestre de 2014. Além de ter feito a última edição do exame, os alunos não podem ter zerado a redação. Para se inscrever no Sisu, o candidato deve entrar no site sisu.mec.gov.br. O sistema funciona como um leilão de vagas e cada candidato pode optar por até dois cursos. Há a possibilidade de alterar as opções durante as inscrições
.
Ao longo do período de inscrições, é possível consultar a relação candidato/vaga, a nota de corte e o total de inscritos em cada opção. Essas informações serão atualizadas uma vez por dia e servem como referência para o interessado saber se tem chances ou não de conseguir uma cadeira em uma determinada graduação. Assim, o candidato vai poder mudar de opção caso não tenha nota suficiente para obter vaga no curso desejado.

A primeira chamada será divulgada em 13 de janeiro, com matrículas nas instituições de ensino nos dias 17, 20 e 21 de janeiro. A segunda chamada será divulgada em 27 de janeiro e, depois desse período, o candidato que não conquistou a vaga entra para uma lista de espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário