quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

TeVê

TV paga

Estado de Minas: 27/02/2014



 (Marcos Vieira/EM/D.A. Press-18/11/2003)

O dono da voz


Um dos maiores nomes da história do samba e, com certeza, o mais popular representante da Estação Primeira de Mangueira na avenida, o cantor Jamelão (foto) é o personagem de um dos documentários que encerram hoje o especial de carnaval do Canal Brasil. A programação começa às 19h, com Mangueira documental, e fecha com a homenagem a Jamelão (1913–2008), realizada quando ele completou 90 anos. As duas produções foram dirigidas por Marco Altberg.

Cultura traça o perfil
de Compay Segundo


E tem mais música na telinha. Às 14h35, no Canal Futura, o Sala de notícias apresenta a reportagem “A arte de ser músico”, de Rosí Fer, que acompanha dois instrumentistas da Orquestra Sinfônica de São Paulo. No Bis, às 19h30, tem show de Emicida e Criolo. Na Cultura, às 22h, será exibido o documentário Compay Segundo – Uma lenda cubana, em que o diretor Claude Santiago retrata a trajetória de uma das mais representativas figuras da música de Cuba. E às 23h30, ainda na Cultura, Fernando Faro recebe a cantora Fabiana Cozza no programa Ensaio.

Curta! exibe biografia
de Jorge Luis Borges


No canal Curta!, mais uma atração que merece a atenção do assinante: a série Grandes escritores, às 23h. Hoje, o programa vai focalizar vida e obra do escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino Jorge Luis Borges (1899–1986).

SescTV destaca hoje
a Cidade Maravilhosa

Outro documentário recomendado está na tela do SescTV. Às 21h30, no programa Coleções, será exibido um especial sobre o Rio de Janeiro, na série “Cidades históricas”. O episódio ressalta os aspectos históricos da cidade do Rio de Janeiro, suas belezas naturais e suas principais manifestações culturais, contados por personagens que são apaixonados por ela.

Natureza promove um
show de luzes nos céus


O canal +Globosat exibe hoje, às 17h, o documentário Aurora boreal, que revela imagens inéditas e de qualidade excepcional deste fenômeno ao redor do mundo. A experiência de assistir às luzes naturais no céu deu origem a várias lendas criadas por povos primitivos, como comprova esta produção, gravada na Finlândia, Alasca, Canadá e Nova Zelândia.

Muitas alternativas
no pacote de cinema


Na programação de filmes, o Telecine Cult continua com sua seleção de indicados e premiados com o Oscar, emendando hoje Priscilla, a Rainha do Deserto (20h) e Ed Wood (22h). Outro destaque está no TCM, também às 22h: o clássico Laranja mecânica, de Stanley Kubrick. Ainda na faixa das 22h, mais cinco boas opções: Os desafinados, no Canal Brasil; 12 rounds 2, no Telecine Pipoca; A última casa, no Telecine Action; Educação, no Studio Universal; e Mississipi em chamas, na MGM. E mais: O último grande herói, às 21h, no Comedy Central; Crash – No limite, às 21h30, no Viva; e Planeta dos macacos: a origem, às 22h30, na Fox.



CARAS & BOCAS » Divisor de águas
Simone Castro

Regina Duarte interpreta Malu, no seriado da década de 1970 (Globo/Divulgação)
Regina Duarte interpreta Malu, no seriado da década de 1970

O canal Viva (TV paga) quer presentear as mulheres no mês em que são homenageadas. E para tanto, elegeu a atriz Regina Duarte, que mais coleciona papéis nos quatro anos do canal. Em dose tripla, ela tomará conta da telinha na seleção feita para agradar a todo tipo de público. A partir de 1º de março, às 14h30, começam a ser exibidos oito capítulos do seriado Malu mulher, em que a atriz interpreta uma das personagens que, sem dúvida, é das mais marcantes em seus 50 anos de carreira, e um divisor de águas. Com ele, Regina saltou das mocinhas que lhe valeram o título de “namoradinha do Brasil” para viver uma mulher emancipada, que deixou um casamento que não mais a satisfazia, foi à luta e se tornou dona do seu nariz, em pleno final da década de 1970. Em cena, a luta diária de uma mãe divorciada para criar a filha adolescente em uma época em que a separação ainda era malvista pela sociedade. Dirigido e criado por Daniel Filho em 1979, o seriado, que irá ao ar sempre aos sábados, no canal, traz discussões sobre trabalho, família, criação dos filhos e o relacionamento entre homens e mulheres. Ainda na pauta, temas polêmicos na época, como aborto, virgindade e orgasmo. Com estreia no dia 10, às 15h30, e sempre de segunda a sábado, a novela História de amor traz Regina no papel de sua primeira Helena, escrita por Manoel Carlos. Ela faz par romântico com José Mayer. A trama, exibida em 1995 pela Globo, marcou a comemoração dos 30 anos de carreira da atriz. Já no dia 17, às 23h10, e de segunda a sexta, entra no ar Retrato de mulher, que teve origem com o especial de fim de ano da Globo Era uma vez... Leila, em 1992. Em cada episódio, Regina aparece interpretando uma mulher diferente. A estreia é com Era uma vez... Luciana, de Leilah Assumpção, em que a atriz é uma professora universitária que enfrenta problemas no casamento depois do nascimento do primeiro filho.

SERTÃO BRASILEIRO E SEUS
CORONÉIS EM JORNALÍSTICO


No Conexão repórter desta quinta-feira, no SBT/Alterosa, confira o documentário exclusivo Os filhos dos coronéis. É um dramático retrato de abandono, da hipocrisia, dos desmandos e do sofrimento nas escolas no sertão brasileiro, que são dominadas pelos coronéis. O programa mostra, ainda, que a indústria da seca e da perpetuação do poder traz uma sentença social: a condenação ao não futuro. As botas do poder oprimem enquanto crianças são obrigadas a estudar amontoadas em casebres de lona. Barracos de barro sem luz, água ou banheiro, onde as aulas são interrompidas até pela entrada de animais.

JENNIFER LOPEZ FAZ SUA
ESTREIA EM SERIADOS


A atriz e cantora Jennifer Lopez vai protagonizar Shades of blue, nova série de drama do canal NBC em que ela faz sua estreia no gênero. O papel é de Harlee McCord, uma mãe solteira e detetive recrutada para trabalhar disfarçada para o FBI em uma força-tarefa anticorrupção. A atração, que tem estreia prevista para setembro do ano que vem e contará com 13 episódios na primeira temporada, seguirá a personagem de Jennifer em sua jornada de tornar-se “comprometida com seus colegas – que também a auxiliarão na tarefa de criar a filha – e de encarar o dilema moral de trabalhar contra seus colegas de corporação, a fim de redimir a si mesma”, conforma descrição do canal.

FILME PARA O PAPA

O ator Russell Crowe quer levar o papa Francisco ao cinema. Crowe lançou uma campanha no Twitter para conseguir que o sumo pontífice assista ao seu próximo filme, Noé, uma adaptação do relato bíblico da arca de Noé. Para o ganhador do Oscar, o papa ficará fascinado com o longa-metragem. Anteontem, Crowe teria enviado quatro mensagens para o Twitter do papa – @pontifex – com o objetivo de mostrar o filme, que tem estreia marcada para 28 de março nos Estados Unidos e duas semanas depois na Itália. “É poderoso, fascinante e ressonante”, disse o ator em seu primeiro tweet. O segundo pedia aos seus 1,3 milhão de seguidores para o ajudarem a repercutir o convite ao papa. “Ajudam? Retuítem o anterior”, disse o ator, que, de acordo com a agência EFE, conseguiu que a conta do papa no Twitter recebesse sua mensagem mais de 500 vezes. O ator pediu desculpas ao papa pelo “caos” que causou e reiterou seu convite: “A sério, o filme Noé te fascinará”, declarou. E afirmou que seria seu “prazer mais profundo” levar o filme do diretor Darren Aronofsky à sua tela. A conta @pontifex não respondeu a Crowe, mas o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, teria comentado, no ano passado, que o papa não
assistia a filmes.

VIVA
Boa cena de Herson Capri (Ricardo) com Natália do Vale (Chica) na novela Em família (Globo).

VAIA
No entanto, a mesma cena poderia ter sido reduzida à metade por conta de diálogos dispensáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário