quarta-feira, 28 de maio de 2014

EM BUSCA DO TESOURO - Gustavo Werneck

EM BUSCA DO TESOURO
 
MP pede ao governo paulista a devolução de 13 peças de igrejas mineiras. Enquanto isso, Masp entrega obra ao Iphan



Gustavo Werneck
Estado de Minas: 28/05/2014



Marcos Paulo: momento histórico (Tulio Santos/EM/D.A Press)
Marcos Paulo: momento histórico


Minas começa nova cruzada para reaver bens do seu patrimônio cultural e religioso. Desta vez, o alvo é o governo de São Paulo, que mantém um acervo de 13 peças sacras – imagens (uma delas atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujo bicentenário de morte está sendo lembrado este ano), quadro, oratório, fragmento de altar e mobiliário – nos palácios dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual, na capital paulista, e Boa Vista, em Campos do Jordão. As peças teriam sido levadas de Minas na década de 1970.

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que está à frente da investigação, já entrou em contato com o secretário estadual de Cultura, Marcelo Araújo, para devolução do acervo do século 18 que pertenceria a igrejas de Mariana, Caeté e Santa Bárbara, conforme consta dos catálogos oficiais. “Tentamos resolver a questão de forma amigável, para não precisar recorrer à Justiça”, informou ontem o coordenador das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico (CPPC/MPMG), Marcos Paulo de Souza Miranda.

O promotor e sua equipe receberam ontem uma boa notícia, que fortalece a proposta. O Museu de Arte de São Paulo (Masp), por meio de seus advogados, enviou correspondência ao CPPC informando que devolverá o quadro Verônica, de 1,20m de altura por 60cm de largura, pertencente à Matriz de Nossa Senhora do Rosário, também do século 18, de Lavras, no Sul de Minas. “É um momento histórico”, afirmou o promotor.

A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Minas, Michele Arroyo, aguarda apenas um comunicado dos advogados paulistas para definir o transporte e entrega da obra ao Iphan. “Ainda será determinado o local onde o quadro ficará. Estamos conversando com os representantes da paróquia e tudo vai depender da segurança da igreja”, disse Michele. A Matriz de Nossa Senhora do Rosário, antiga Matriz de Santana, foi tombada pelo Iphan em 2 de setembro de 1948.

O quadro Verônica tem uma trajetória que começa no fim da década de 1950, quando um estudante do Instituto Gammon, tradicional escola de Lavras, o encontrou na igreja de Santana, na comunidade do Funil. Certo de que o templo não oferecia condições de segurança, ele doou a tela ao Masp, quando já era um músico de renome nos EUA.  A partir de denúncias de moradores de Lavras, o CPPC/MG iniciou negociações com o Masp em 2009 e conseguiu a devolução. “Este fato nos anima muito e é boa referência para termos de volta as outras peças que estão em São Paulo. Conforme o Conselho Internacional de Museus (Icom), a peça, que tem origem ilícita, encontrada no acervo de um museu deve ser devolvida” disse Marcos Paulo.

INVESTIGAÇÃO Entre as peças do acervo do Palácio dos Bandeirantes estão duas poltronas ou tronos usados na festa de Nossa Senhora do Rosário. A pesquisa feita pela professora e presidente do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira (Ceib), Beatriz Coelho, identificou o conjunto como pertencente a Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Marcos Paulo esclarece que não importa se um bem foi retirado de uma igreja ou capela ainda sem tombamento. Se a peça foi produzida no período do padroado, quando a Igreja e o Estado estavam juntos, antes, portanto, da Proclamação da República (1889), e era de um templo de uso coletivo, ela é inalienável”.

A assessoria da Secretaria de Cultura de São Paulo informou, ontem, que Marcelo Araújo está em viagem ao exterior e que não foi localizada correspondência do MPMG sobre o assunto.

Lista O acervo é o seguinte: no Palácios dos Bandeirantes estão a imagem de São José de Botas; o quadro A flagelação de Cristo, de Manuel da Costa Ataíde; dois pares de anjos tocheiros; lampadário de prata e Menino Jesus e oratório. Já no Palácio Boa Vista há duas poltronas de festa de reisado, de Diamantina; estante para lavanda e gomil e fragmento de coroamento de altar. Sem indicação de local, há um arcaz. Pesquisas do MP foram feitas  nos livros Acervo artístico-cultural do Palácio do Governo de São Paulo e Arte Sacra –Gênese da fé no novo mundo – Coleção de arte no acervo do palácio do governo de São Paulo.
LONGE DE MINAS

Peças do patrimônio cultural e religioso do estado  
 
No Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP)

Imagem de São José de Botas, do século 18, em madeira policromada, com 57,5cm de altura, atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Imagem de São José de Botas, do século 18, em madeira policromada, com 57,5cm de altura, atribuída a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

A flagelação de Cristo, óleo sobre tela com 1,75m por 1,05m, de Mariana, atribuída a Manuel da Costa Ataíde (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
A flagelação de Cristo, óleo sobre tela com 1,75m por 1,05m, de Mariana, atribuída a Manuel da Costa Ataíde

Par de anjos tocheiros, do século 18, em madeira policromada e dourada, com 59cm de altura, de Caeté, com autoria desconhecida. (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Par de anjos tocheiros, do século 18, em madeira policromada e dourada, com 59cm de altura, de Caeté, com autoria desconhecida.

Par de anjos tocheiros, do século 18, da Matriz de Santa Bárbara, em madeira policromada e dourada, atribuída a Francisco Vieira Servas   (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Par de anjos tocheiros, do século 18, da Matriz de Santa Bárbara, em madeira policromada e dourada, atribuída a Francisco Vieira Servas



No palácio boa vista, em campos do jordão (SP)


Fragmento de coroamento de altar, do século 18, em madeira, com 2,20cm de altura por 3,40cm de largura (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Fragmento de coroamento de altar, do século 18, em madeira, com 2,20cm de altura por 3,40cm de largura


Sem indicação do local

Arcaz, do século 18, em jacarandá claro, com 3,13m de largura por 1,31m de altura e 1,2 de profundidade   (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Arcaz, do século 18, em jacarandá claro, com 3,13m de largura por 1,31m de altura e 1,2 de profundidade

PERTO DE MINAS

No Museu de Arte de  São Paulo (Masp)

Quadro Verônica, pertencente à Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de Lavras, no Sul de Minas, será devolvido pelo Masp ao Instituto do  Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional (Iphan)    (reporduções: Tulio Santos/EM/D.A Press)
Quadro Verônica, pertencente à Matriz de Nossa Senhora do Rosário, de Lavras, no Sul de Minas, será devolvido pelo Masp ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)   

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