sábado, 7 de junho de 2014

LETRAS » Encontro marcado‏ - Carlos Herculano Lopes

LETRAS » Encontro marcado 
 
Escritor José Luís Peixoto participa hoje de bate-papo com leitores na Festa Portuguesa
Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 07/06/2014




O romancista e poeta José Luís Peixoto mantém relação próxima com a literatura mineira


Um dos mais conceituados escritores da literatura portuguesa atual, José Luís Peixoto está hoje em Belo Horizonte para conversar com o público e autografar seus livros, dentro da programação da Festa Portuguesa. O bate-papo terá mediação de André de Mello Bandeira, cônsul de Portugal na capital mineira. “Irei também fazer uma palestra na UFMG e nessas duas ocasiões terei oportunidade de apresentar minha obra, ler alguns textos e falar da literatura portuguesa que está sendo feita por autores da minha geração”, diz Peixoto. Também poeta e dramaturgo, o escritor nasceu em Galveias, Ponte do Sor, em 1974.

O romancista, que já participou por duas vezes do Fórum das Letras, em Ouro Preto, mantém contato com amigos e escritores mineiros desde 2003. Conhecedor da literatura feita no estado, ele já integrou antologia organizada por Wilmar Silva em Belo Horizonte e se mantém atualizado com o que tem sido feito pela nova geração de escritores mineiros. “Por isso minha expectativa acerca dos encontros em BH é alta”, afirma.

Com vários livros publicados no Brasil, o escritor é detentor de prêmios literários importantes, entre eles o José Saramago, em 2001, com o romance Nenhum olhar; e o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores, com o volume de poemas A criança em ruínas. Já com Cemitério de pianos foi agraciado com o Prêmio Cálamo Otra Miranda, como melhor romance estrangeiro lançado na Espanha em 2007. O mesmo livro foi um dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom, no Brasil. Com Dentro do segredo, uma viagem na Coreia do Norte, seu livro mais recente, ele fez sua primeira experiência na literatura de viagens.

No encontro em Belo Horizonte José Luís Peixoto vai falar sobre o atual momento da literatura portuguesa e da sua relação com o Brasil.

Festa portuguesa
Bate-papo e sessão de autógrafos com José Luís Peixoto, hoje, das 11h15 às 12h30 e das 14h às 16h, na Praça Marília de Dirceu, Lourdes. Entrada franca (com opção de doação de roupas de frio). Informações: (31) 3213-1557.


Três perguntas para...

José Luís Peixoto
escritor


Qual é a sua ligação com a literatura brasileira atual?
Creio que tenho um conhecimento razoável da literatura brasileira e, também, da mineira. Tenho tido muitas oportunidades de encontrar com autores brasileiros, jovens ou não, e de ler os seus trabalhos. As ocasiões de ter contato com Minas também aconteceram. Em 2005, por exemplo, publiquei um poema sobre Ouro Preto na antologia Achamento de Portugal, que foi organizada pelo poeta Wilmar Silva.

Como a nova geração de escritores portugueses tem se relacionado com o Brasil?
Os escritores portugueses mais jovens, como é o meu caso, estão encontrando leitores por todo o Brasil. Sinto que esta é uma geração de grande qualidade literária e os brasileiros têm reconhecido isso das mais diversas formas, quer através de prêmios literários, quer através da própria leitura. No meu caso, já tive ocasião de participar de eventos em Rondônia, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas e outros estados.

Quais são seus novos projetos literários?
Esta ano publiquei no Brasil Dentro do segredo, que relata uma viagem que fiz à Coreia do Norte. Trata-se de um livro de bastante êxito de crítica e de público em Portugal, e que começa também a sair em outros países. Em breve também publico, pela Companhia das Letras, A mãe que chovia, que será o meu primeiro livro infantil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário