sábado, 7 de junho de 2014

Orelha

Orelha


Estado de Minas: 07/06/2014
O escritor Milton Hatoum comemora os 25 anos de sua estreia literária   (Eduardo Nicolau/AE)
O escritor Milton Hatoum comemora os 25 anos de sua estreia literária


Clássico de Hatoum

No momento em que se celebram os 25 anos da primeira edição de Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum, a Editora Companhia das Letras relança a obra em edição de bolso, juntamente com o volume de contos A cidade ilhada, também no mesmo formato. Considerado marco da literatura brasileira contemporânea, Relato de um certo Oriente foi a estreia de Hatoum e teve recepção calorosa da crítica, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio Jabuti de melhor romance de 1990. A obra já foi publicada na Inglaterra, França, Espanha, em Portugale nos Estados Unidos, na Itália e Alemanha e em breve sairá no Egito, em tradução para o árabe. No Brasil, vendeu mais de 40 mil exemplares. O diretor Marcelo Gomes, de Cinema, aspirinas e urubus, deverá dirigir a adaptação
do romance para as telas.

Popper e os gregos

 (  Unesp/Divulgação    )


Um dos mais importantes filósofos da ciência no século 20, Karl Popper (foto) foi também estudioso da filosofia grega, com destaque para os pré-socráticos. A Editora Unesp lança ainda este mês o ensaio O mundo de Parmênides, no qual Popper faz uma incursão pelo iluminismo grego, o “maior e mais inventivo período da filosofia grega”. Ele volta-se para os três grandes filósofos pré-socráticos – Xenófanes, Heráclito e Parmênides –, examinando ainda o pensamento do próprio Sócrates e de seu discípulo Platão, além do legado deixado por aqueles filósofos às gerações posteriores.

Tango

 (Frederico Botrel/EM/D. A Press)


Professor aposentado do Departamento de Química da UFMG, Mauro Mendes Braga acaba de lançar um livro sobre o tango argentino. E não se trata de publicação de diletante, mas de um completo e bem pesquisado estudo sobre o gênero, com direito a visão panorâmica sobre o nascimento e desenvolvimento do tango e sua relação com a cidade de Buenos Aires. O autor apresenta as diferentes etapas de evolução da música e conta histórias sobre seus principais personagens. Escrito para o leitor brasileiro, o livro analisa o impacto do tango em nosso país e sugere temas e gravações para quem se interessar em formar uma discoteca básica do gênero. O lançamento é da Editora UFMG.

Revista

A Academia Mineira de Letras está lançando novo volume de sua revista, que homenageia o acadêmico José Bento Teixeira de Salles, seu editor nos últimos anos. Entre os artigos, Angelo Oswaldo analisa a poesia de Anelito de Oliveira; Paulo Augusto Gomes reflete sobre o documentário cinematográfico e Jota Dangelo publica uma longa entrevista com Ítalo Mudado, diretor de teatro falecido em 2011.

Filosofia

A série Filosofias, o prazer de pensar, editada pela Martins Fontes, tem dois novos volumes. O primeiro é Indústria cultural e meios de comunicação, de Rodrigo Duarte; e o segundo é A verdade, de Danilo Marcondes. A coleção chega, assim, ao 30º volume, com estudos que seguem os parâmetros curriculares de filosofia no ensino médio, sempre com textos introdutórios a cargo de especialistas nos temas.

Lançamentos

. Da ditadura à ditadura – Uma história política do futebol brasileiro (1930-1978), de Euclides de Freitas Couto, será lançado hoje, das 11h às 15h, na Quixote Livraria, Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi.

. A jornalista Míriam Leitão lança hoje, às 15h, na Livraria Leitura do BH Shopping, seu primeiro romance, Tempos extremos. A edição é da Intrínseca.

. A Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, lança hoje o livro Doces memórias de São Bartolomeu, sobre a história da fabricação artesanal de doces. Pesquisa e texto do jornalista Paulo Barcala. Na Livraria Scriptum, Rua Fernandes Tourinho, 99, Savassi, das 11h às 13h. Em tempo: os doceiros estarão vendendo e oferecendo uma breve degustação dos deliciosos doces do distrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário