quinta-feira, 3 de julho de 2014

Quando o gramado vira passarela‏

Quando o gramado vira passarela
Na opinião de estilistas , França é campeã em elegância entre os oito finalistas 
 
Márcia Maria Cruz
Estado de Minas: 03/07/2014


Um olho na bola e outro no uniforme das seleções. Se em campo muita bola vai rolar para saber quem fica com a taça do mundo, no quesito moda o campeão já desfila pelos estádios. O Estado de Minas ouviu os estilistas Ronaldo Fraga, Luiz Cláudio, da Apartamento 03, e Gina Guerra, da Gig, sobre a moda dos gramados. Le bleu ou o azul  da França, faz gol de placa no quesito elegância. Com a camisa azul- escuro ornada com o escudo de um galo branco bordado, short branco e o meião vermelho, o uniforme francês é a combinação que mais encanta os estilistas. Mesmo sendo eleito o mais bonito, os Bleus ainda não jogaram com o uniforme oficial completo nesta Copa por decisão da Fifa.

Amante do futebol e filho do goleiro no extinto Sete de Setembro Futebol, Ronaldo gostou ainda dos uniformes da Argentina e da Holanda, clássicos no quesito uniformes, e da Costa Rica, revelação no futebol e nas escolhas estéticas. O uniforme croata também agradou ao estilista. “É o mais bem-humorado. Faz referência aos anos de 1940, quando as listras, o efeito zebra, começaram a ser usadas em campo para confundir os adversários”, diz.

A camisa canarinho não é unanimidade entre os estilistas. Luiz Cláudio gosta da combinação do verde e amarelo. Mas, para Ronaldo e Gina, a edição em nosso país do maior evento esportivo merecia um uniforme com design mais arrojado. Ronaldo defende que o modelo poderia espelhar a diversidade cultural brasileira e trazer a memória dos tempos áureos do futebol. “De 1960 para traz, a poesia é marcante no futebol. É esse lugar que me emociona”, diz.

Gana, Camarões e Itália são os preferidos de Gina. “As estampas étnicas representam os países africanos de maneira bem criativa e ousada. A Itália deu um show na modelagem. Peças que lembram os uniformes vintage, mas com a elegância italiana.” Os uniformes da Costa do Marfim e da Bélgica são os preferidos de Luiz Cláudio, que considera acertada a opção monocromática. Para ele, tanto nas passarelas como nos gramados, menos é mais. “Um grande diferencial são as golas”, pontua.

SENSAÇÃO A gola polo aparece no uniforme da França e do Brasil, essa com detalhe em V. A gola V marca os uniformes da Alemanha, Argentina e Holanda. A da Bélgica é a única com gola careca. E a da Costa Rica é a mais ousada delas, com a gola padre ou band collar. Como os Ticos são a sensação da Copa, a padre é tendência nas principais passarelas internacionais para o verão 2015. Das oito classificadas para as quartas de final, o uniforme de três é  da Nike (Brasil , Holanda e França), três da Adidas (Alemanha, Argentina e Colômbia). A Lotto fornece os uniformes da Costa Rica, e a Burrda o da Bélgica.


ALEMANHA
Ronaldo Fraga –
Não traz grandes novidades. É um uniforme clássico, que faz referência aos anos de 1940 e 1950 no futebol.
Luiz Cláudio – É o mesmo patrocinador da Colômbia, mas é um uniforme mais limpo e coeso. O desenho valoriza o tórax.
Gina Guerra – Adoro o estilo bem geométrico. A Alemanha soube trabalhar a modernidade do país. Ficou muito boa a proposta uniforme college com uma pegada bem masculina.

BÉLGICA
Ronaldo Fraga –
O país tem tradição em moda. Em função da escola de moda belga, poderiam ter feito melhor.
Luiz Cláudio – É um uniforme monocromático em um tom de vermelho intenso. O mesmo detalhe da gola aparece na manga, na barra do short e no meião. Gosto da marca da coroa.
Gina Guerra – É bem esportivo e criativo também. Achei incríveis o detalhe das listras no short e a cor total monocromática do look.

ARGENTINA
Ronaldo Fraga –
Adoro o uniforme da Argentina. É um clássico. Entraram com detalhes pretos que deram leveza, modernidade e agilidade.
Luiz Cláudio – É bem retrô. O azul-claro é uma forte referência à bandeira. Mas não está entre os meus uniformes preferidos.
Gina Guerra – Não mudou muito. Sem criatividade, seguiu o padrão tradicional argentino.

HOLANDA
Ronaldo Fraga –
É um uniforme simples, mas extremamente elegante. Reforça a tradição da Laranja Mecânica.
Luiz Cláudio – É tão bonito quanto o da França. Duas cores e também muito bem resolvido.
Gina Guerra – Adoro a combinação da camiseta com a meia. Apesar de não ter muitos detalhes, o conjunto ficou incrível somente em duas cores. Bem minimalista.

BRASIL
Ronaldo Fraga –
O uniforme é feio, não tem efeito gráfico, não dá volume, não traz arrojo em termos de recorte e design.
Luiz Cláudio – O verde e amarelo é uma combinação perfeita. É bem harmonioso. A gola polo estilizada com um V no meio é bem bonita.
Gina Guerra – O futebol brasileiro é conhecido pela sua criatividade. Ainda mais se tratando de uma Copa no Brasil, deixou a desejar.

COSTA RICA
Ronaldo Fraga –
É gráfico, moderno, surpreendente. Não parece uniforme de futebol.  A combinação das cores também foi muito feliz.
Luiz Cláudio – Muito bonita. O recorte valoriza o tórax e os ombros. É um uniforme limpo: camisa, short e meias.
Gina Guerra – Gostei muito da gola.

COLÔMBIA
Ronaldo Fraga –
Ando meio de bode com os uniformes amarelos. Como os uniformes do Brasil e Austrália, o da Colômbia é muito sem graça.
Luiz Cláudio – Gosto bem da gola e do detalhe das listras dos patrocinadores no ombro.  Não gosto das listas diagonais. Há elementos demais na camisa. Não gosto dessa linguagem carregada.
Gina Guerra – De muito mal gosto. Não gostei da combinação de cores e desenhos.

FRANÇA
Ronaldo Fraga –
Faz referência aos uniformes de 1930. Gostei muito, principalmente do material de que é feito. É muito elegante.
Luiz Cláudio – O uniforme é muito elegante. Não tinha como ser diferente. Cada peça é de uma cor e pronto. Super bem resolvido.
Gina Guerra – Adoro o ar sofisticado que deram para este uniforme. A camisa estilo polo com a gola branca, clássica, casa bem com o short branco e a meia red, as cores da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário