quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Coordenação e aptidão física‏

Coordenação e aptidão física
A infância é o período ideal para se desenvolver a capacidade motora

Tiago Matos
Professor de educação física
Estado de Minas: 14/08/2014


Você já parou para pensar na importância das atividades físicas e motoras para a infância? A prática regular e contínua de diversas atividades gera benefícios para indivíduos de qualquer idade e ainda previne doenças como hipertensão, obesidade e diabetes, entre outras. No caso das crianças, a atividade física auxilia também na coordenação motora, já que é durante essa fase que se tem a idade ideal para desenvolver os movimentos básicos como andar, saltar, chutar, quicar e rolar. Isso acontece de tal forma que, caso não seja bem trabalhado, posteriormente, será muito mais difícil atingir bons resultados. Vale ressaltar que qualquer criança nasce com a capacidade de se movimentar e vai se aprimorando, dependendo da quantidade e qualidade dos estímulos que recebe do ambiente. Um pai que rola a bola sempre para o pé esquerdo da criança acaba fazendo com que ela crie força e habilidade de chute apenas no pé esquerdo, sentindo dificuldades ao ter que usar o pé direito. É na infância que se deve trabalhar a maior gama de movimentos possíveis e não focar apenas no que é comum. A partir dos 4 anos, as atividades físicas e motoras já podem ser trabalhadas, tanto dentro das escolas, por meio das aulas de educação física, e pela própria família, ao estimular brincadeiras que explorem o próprio corpo da criança, quanto em qualquer outro ambiente. Com 6 a 7 anos, a criança já pode ser direcionada para um esporte específico por aptidão ou por gosto, lembrando que para alguns esportes, como natação e ginástica, tal iniciação se dá um pouco mais cedo. Como a educação física é uma atividade curricular na educação infantil, é importante que os pais fiquem atentos às atividades que seus filhos fazem nessa idade. 

Cientes da importância de se trabalhar a coordenação motora nessa fase, algumas escolas estão implantando cursos básicos de esportes para incentivar a coordenação e a aptidão pela atividade física, que pode surgir naturalmente, ou ser estimulada desde a infância. Os cursos abordam o aspecto educacional da atividade física e têm como objetivo fazer com que as crianças vivenciem os movimentos e conheçam várias modalidades de esporte. Eles são importantes por definir as atividades de acordo com a idade das crianças, já que cada fase tem uma determinada necessidade física e motora específica. Quando o curso chega ao fim, a criança tem a oportunidade de optar por dar continuidade em um esporte que mais lhe interessar.

É importante aproveitar ao máximo tanto a infância quanto a adolescência, praticando esporte ou alguma atividade física. São várias as opções e, com certeza, uma delas será do interesse e gosto da criança. É necessário exercitar, seja aproveitando as aulas de educação física da escola, ou brincando com os colegas. Existem diversas formas de explorar o potencial do corpo para que a criança se torne uma pessoa bem coordenada. O público infantil deve aproveitar todos os benefícios que a atividade física pode proporcionar. Já os pais, precisam ficar atentos ao matricular os filhos numa escola de esporte, seja qual for a modalidade, para que o foco do trabalho não seja apenas técnico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário