domingo, 4 de novembro de 2012

CIÊNCIA » Software avalia postura - Rebeca Ramos‏

Pesquisador da USP cria programa que torna mais precisa a identificação de problemas de postura a partir da análise de fotos dos pacientes 


Rebeca Ramos
Estado de Minas: 04/11/2012 

Durante muito tempo, os profissionais de saúde, como fisioterapeutas e ortopedistas, só contavam com a própria experiência para diagnosticar problemas posturais em pacientes. Com o tempo, a tecnologia passou a ajudar nessas avaliações, tornando-as mais precisas. Agora, a medicina acaba de ganhar mais um aliado: o ApLoB (sigla para Avaliação Postural do Laboratório de Biofísica), software aberto e gratuito criado por um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP).

O uso do programa é muito simples. A partir de uma foto tirada do paciente, o software calibra a imagem, alinhando-a verticalmente para que uma possível inclinação da câmera  não afete o resultado. Depois, ele faz uma série de medições das diferentes partes anatômicas do corpo, apontando aparentes problemas de postura, como uma perna mais comprida que a outra ou um ombro mais baixo. O diagnóstico continua sendo feito pelo profissional, mas o programa chama a atenção para detalhes que podem ajudar que o trabalho seja feito com mais precisão (veja ao lado).

O criador da nova ferramenta, Carlos López Noriega, explica que o ApLoB foi desenvolvido a partir de um programa semelhante criado também na USP, o Software de Avaliação Postural (Sapo), que obteve ótima aceitação, mas tinha o uso um pouco restringido por utilizar a linguagem Java, pouco usada pela comunidade científica, segundo Noriega. Assim, o ApLob foi criado numa linguagem chamada Python.

O pesquisador também se preocupou em trabalhar com um código aberto, para que seu invento seja modificado e melhorado por outros especialistas. “Busquei tornar pública a modelagem de um programa de avaliação postural e, desse modo, abrir caminhos para a melhora contínua de suas funcionalidades”, conta Noriega, que precisou utilizar conhecimentos de diferentes áreas, como da informática e da fisiologia, para desenvolver a ferramenta. 

De acordo com Elizabeth Alves Ferreira, professora de fisioterapia da USP e participante da equipe que desenvolveu o Sapo, a avaliação postural é utilizada para estudar o alinhamento dos segmentos corporais, tais como a distribuição de carga e o equilíbrio. “Sem um programa, nossa informação era qualitativa, ou seja, a olho nu. Já com o software, temos uma informação quantitativa, pois temos cálculos mais precisos”, afirma. Ela conta ainda que as informações podem ser comparadas no decorrer das consultas. 

Para Maria Vitória Fortunato, coordenadora de fisioterapia do Hospital Prontonorte e especialista em reeducação postural global (RPG), quanto mais ferramentas o profissional tiver, melhor para o diagnóstico e, consequentemente, para a saúde do paciente. Ela explica que os problemas na postura começam a ser investigados a partir de queixas dos pacientes. Em seguida, uma série de testes é realizada para só então começar o tratamento. “Se o software faz todas as medições e os cálculos, com certeza esse diagnóstico é mais preciso. E isso é bom para todos”, acredita.

Serviço
Interessados em obter o software podem entrar em contato com Carlos Noriega pelo clnoriega.usp@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário