domingo, 4 de novembro de 2012

Tráfico voltou a Paraisópolis após polícia sair da favela


Assim como hoje, PM ocupou a região em 2009; nesse intervalo, crime voltou

Lista com nomes de PMs que seriam alvo de criminosos foi apreendida pela polícia no local nesta semana
MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO
Em 2009, a Polícia Militar realizou uma operação em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, com as mesmas características da que foi desencadeada na última semana. Batizada de "Saturação", o objetivo era 'matar' a estrutura criminal da região, com foco no tráfico de drogas.
Nesses três anos que separam as duas operações da PM, porém, o tráfico de drogas recrudesceu na favela da zona sul, onde moram cerca de 80 mil pessoas.
Foi lá que a polícia apreendeu uma lista com nomes de PMs que seriam alvo da facção criminosa PCC. Até sexta-feira, 91 policiais haviam sido mortos no Estado, numa onda de violência que levou o governo federal a oferecer ajuda ao Estado de São Paulo.
Segundo o major da PM Marcio Streifinger, que participa da operação atual, após a polícia deixar a região em 2009, demorou a voltar. "Quando a PM vai embora a tendência é uma situação de normalidade e o tráfico demora a se reestruturar"
Desta vez, fazem parte da "Saturação" cerca de 500 PMs, 154 carros, 60 cavalos e 6 cães que ocupam a região.
"É um trabalho de prevenção e repressão estritamente feito pela polícia -não existe assistência social nesse tipo de missão", explica o major Streifinger.
Ele lembra que se trata de uma operação temporária, que pode durar até três meses. Não há previsão de instalação de uma base da PM no local.
ÀS CLARAS
Em Paraisópolis, o tráfico de drogas não mantém o domínio territorial (leia-se controle sobre meios de transporte e distribuição de gás) como ocorria em muitos dos morros do Rio de Janeiro. A onda de homicídios que acomete o cinturão da cidade também não chegou até lá.
Mas ainda assim, a comercialização e o consumo de drogas acontecia às claras, apontam moradores. Isso além dos assaltos -só de um ano para cá, a loja das Casas Bahia, saudada à época de sua inauguração em 2009 como um marco de renovação na favela, foi vítima de dois.
E ainda havia o baile funk fechando as quatro principais ruas de Paraisópolis, a todo volume de sexta-feira à madrugada de segunda.
De forma velada, por medo de represálias, boa parte dos moradores ouvidos pela Folhaaprova a nova intervenção. Eles, no entanto, fazem ressalvas. A primeira delas é sobre o tempo restrito da ocupação.
Há também críticas à falta de ações sociais integradas na favela."Ações pontuais da polícia não vão resolver os problemas. Temos um déficit de 5.000 vagas nas creches, por exemplo. Não temos um único cinema, clube ou faculdade", diz Gilson Rodrigues, presidente da União dos Moradores de Paraisópolis.


Local recebe investimentos, mas gestão é alvo de críticas

Desde 2006, R$ 594 mi foram investidos no local
DE SÃO PAULO
Fundada há mais de 60 anos por operários que trabalhavam na construção das mansões do Morumbi, Paraisópolis não tem sequer uma base fixa da Polícia Militar. Na favela, sete em cada dez habitantes têm menos de 30 anos.
Pouco mais de um quarto das habitações do local conta com rede de esgoto. Muitas das 18 mil casas de alvenaria (a maioria sem revestimento) está em área de risco de desabamento ou alagamento.
Apesar disso, a favela vive uma contradição. Dois meses antes de ser ocupada pela PM, Paraisópolis ajudou a Prefeitura de São Paulo a obter o mais importante prêmio da ONU na área de habitação, o Scroll of Honour.
O portfólio de obras feitas em Paraisópolis pelo Programa de Urbanização de Favelas de São Paulo também já foi tema de exposições nas bienais de Veneza e Roterdã.
No entanto, também há críticas à falta de gestão dos projetos implantados no local.
"As construções são erguidas sem um plano de inserção social", afirma João Sette Whitaker, professor da Faculdade de Arquitetura da USP. "O maior exemplo disso é o número de remoções, que ultrapassa o número de habitações oferecidas."
Com recursos dos governos federal, estadual e municipal, Paraisópolis recebeu desde 2006, de acordo com dados oficiais, R$ 594 milhões em investimentos de infraestrutura, equipamentos públicos e unidades habitacionais (serão 3.600 até 2014).
A favela é recordista em número de ONGs atuantes -são mais de 60. Ali, há cursos de balé, orquestra, judô, culinária, além de uma unidade do hospital Albert Einstein e outra do colégio Porto Seguro, para a população carente.
Em 2009, foi criada a "Virada Social", fruto de diálogo entre os governos municipal e estadual e a comunidade.
Àquela época, na esteira da ocupação da PM na favela, foram definidas 126 ações do Estado na comunidade, como a construção de mais um CEU, um hospital, um parque, quadras esportivas e uma casa de cultura, entre outros.
Destas, apenas 22 foram realizadas. As outras 104, ou 81%, ficaram no papel.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário