quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Festival de Teatro de Curitiba exibirá mais de 300 peças

FOLHA DE SÃO PAULO

Principal evento da dramaturgia do país acontece entre 26 de março e 7 de abril; ingressos saem à venda em 5/2
Edição abre com "O Homem Vertente", que grupo argentino apresenta utilizando atores curitibanos
GUSTAVO FIORATTIDE SÃO PAULOFoi anunciada ontem a programação do Festival de Teatro de Curitiba, que este ano acontece entre os dias 26 de março e 7 de abril.
Maior mostra de teatro do país em números, a seleção oficial da edição de 2013 vai apresentar 33 espetáculos.
Além desses, também reunirá cerca de 300 montagens no Fringe, mostra paralela que tem modelo copiado do festival de Edimburgo, na Escócia, em que os espetáculos são selecionados por ordem de inscrição.
Em sua 22ª edição, o festival paranaense abre com "O Homem Vertente", espetáculo concebido pelo grupo argentino Ojalá com atores curitibanos. Montado sob encomenda para o festival, trata-se de uma espécie de show com água brotando de todos os lugares, inclusive de dentro dos trajes utilizados pelos intérpretes. Uma espécie de teatro físico, com imagens de forte impacto.
Segundo o diretor do festival, Leandro Knopfholz, outros dois espetáculos foram montados com recursos levantados pelo festival junto a patrocinadores.
O primeiro deles é "Parlapatões Visitam Angeli", em que o trabalho do quadrinista paulistano inspira a trupe de palhaços dos Parlapatões. O segundo é "Cine Monstro Versão 1.0", com direção de Enrique Díaz.
Para a edição deste ano, o orçamento do festival ficará em torno de R$ 8 milhões, dos quais 20% devem ser levantados por meio das bilheterias dos espetáculos, que têm ingressos a R$ 60 para a mostra oficial. Do montante restante, cerca de 6 milhões são captados por meio de Lei Rouanet.
Este ano, o festival volta a investir em pequenas curadorias organizadas dentro do Fringe, algo que deu certo nos últimos anos e permitiu mais profissionalismo dentro da grade paralela.
Haverá, por exemplo, uma mostra de teatro baiano organizada pelo ator Wagner Moura, com apresentação dos espetáculos "Áfricas", de Chica Carelli, e "Pólvora e Poesia", dirigido por Fernando Guerreiro.
A programação também deu espaço significativo para companhias estáveis do Rio de Janeiro, como os Atores de Laura, que apresentam "Absurdo", e de São Paulo, como a Cia. Balagan, que levará "Recusa" ao Paraná.
A curadoria do festival, que permanece a mesma há seis anos, é assinada por Tânia Brandão, Celso Curi e Lúcia Camargo.
Os ingressos para as mostras oficial e paralela começam a ser vendidos no dia 5 de fevereiro pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br, que também contém mais informações sobre o evento.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário