quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Lula rebate FHC e diz que tucano deve 'ficar quieto'

folha de são paulo

Petista afirma que antecessor teria que ajudar Dilma a seguir 'governando bem'
Declaração ocorre após FHC ter chamado presidente de 'ingrata', em disputa antecipada de PT e PSDB por 2014
DE SÃO PAULODE BRASÍLIA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, deveria "ficar quieto" e contribuir para a presidente Dilma Rousseff comandar o país.
A declaração do petista foi feita um dia após FHC ter afirmado em Minas, em seminário ao lado do senador Aécio Neves, virtual candidato do PSDB à Presidência em 2014, que Dilma era "ingrata" por negar a herança dos governos do partido (1995-2002).
A série de provocações entre petistas e tucanos -numa antecipação da disputa presidencial de 2014- começou na semana passada, quando Dilma foi lançada à reeleição por Lula na festa do PT para comemorar os 10 anos do partido no poder federal.
No evento, Dilma afirmou não ter herdado "nada" da gestão tucana, classificada em cartilha petista como um "desastre" neoliberal. O tom da troca de farpas subiu anteontem, quando FHC declarou que a presidente "cospe no prato que comeu".
"Eu acho que Fernando Henrique Cardoso deveria, no mínimo, ficar quieto. Acho que, neste país, cada um fala o que quiser e responde pelo que fala", disse Lula ontem à noite em São Paulo, ao chegar ao lançamento do livro "O Brasil", do jornalista Mino Carta, e ser questionado sobre as declarações do tucano.
Lula afirmou que, em vez de criticar Dilma, FHC "deveria é contribuir" para a presidente "continuar a governar o país bem". E lançou mão do slogan "Deixa o homem trabalhar", de sua campanha à reeleição, em 2006.
"Deixa ela trabalhar. Ela sabe o que faz. Deixa a mulher trabalhar. Porque não é todo dia que o país elege uma mulher presidente", completou o ex-presidente.
SALVO-CONDUTO
Mais cedo, o presidente do PT, Rui Falcão, também havia rebatido as declarações de FHC ao afirmar que o tucano está buscando "um salvo-conduto da história" ao cobrar gratidão de Dilma.
"FHC quer salvo-conduto porque confundiu um gesto de elegância de Dilma, que o chamou para jantar e mandou carta de solidariedade no aniversário de 80 anos dele, como se isso fosse apagar o jeito que estava o Brasil em 2003 [ano da posse de Lula]," disse Rui Falcão.
O dirigente completou em seguida: "Ele acha que ela esqueceu como o Lula encontrou o Brasil em 2003".
No início de seu mandato, em 2011, Dilma enviou mensagem a FHC, quando o tucano completou 80 anos, chamando-o de "político habilidoso" e "ministro-arquiteto do plano de saída da hiperinflação" -deferência que foi mal recebida por petistas.
FHC disse em seguida que a presidente "foi generosa" e parecia ser "pessoa íntegra".
A troca de amabilidades deu lugar a uma disputa visando à eleição de 2014.
Na quarta passada, para se contrapor à festa de dez anos de governo do PT, Aécio Neves fez discurso no Senado enumerando "13 fracassos" das gestões petistas.
Como cabo eleitoral de Aécio, FHC foi a Minas participar de evento ao lado do senador tucano. Como "padrinho" de Dilma, Lula inicia nesta semana um roteiro de viagens para intensificar a articulação com a base aliada pelo palanque petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário