sábado, 23 de fevereiro de 2013

Os dez minutos que trazem saúde


folha de são paulo
PLANTÃO MÉDICO
JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

ESPECIALISTAS ADMITEM que tanto correr quanto andar trazem benefícios para a saúde.
Entretanto, faltava estabelecer o tempo mínimo necessário para um esforço físico resultar em benefício para a saúde.
Trabalho publicado no "American Journal of Health Promotion" mostra resultados similares para a saúde em dez minutos de um esforço físico discreto e para o mesmo período ou mais tempo ainda de exercícios físicos.
Paul D. Loprinzi, especialista em ciências do exercício, e Bradley J. Cardinal, da saúde pública, relatam uma associação nos resultados objetivamente medidos no tempo e no esforço físico.
Durante três anos, as pessoas que participaram da pesquisa usaram, ao menos por quatro dias, durante 10 horas, um instrumento (acelerômetro) que quantificava o padrão da forma de andar - normal ou acelerada.
Cerca de metade dos 6.321 participantes com idades entre 18 e 85 anos submeteu-se aos exames de colesterol, triglicérides e glicose.
Estatisticamente, foi similar a melhora nos resultados dos exames para as duas formas de atividade física durante dez minutos ou tempo superior.
Os autores concluem que adultos com pouco tempo para as academias devem ter um estilo de vida mais ativo.
Nesse caso, mesmo que em poucos dez minutos, andar sempre que possível e evitar elevador para subir um andar ou descer dois andares.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário