domingo, 17 de março de 2013

Domenico De Masi será sabatinado em SP na terça

folha de são paulo

Em evento da Folha, sociólogo responderá perguntas de quatro entrevistadores
Autor de "Ócio Criativo" também vai participar da primeira edição do "Refletir Brasil", que acontecerá em Paraty
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA"Como faço para convencer a minha mulher de que, quando olho pela janela, estou trabalhando?" A pergunta, feita pelo poeta Joseph Conrad, é usada pelo sociólogo italiano Domenico De Masi, 75, para exemplificar sua teoria do "ócio criativo", em que defende jornadas menores e mais tempo livre para quem trabalha.
Essa e outras ideias serão expostas por De Masi em sabatina organizada pela Folha, que ocorre na próxima terça-feira (19), às 11h. O professor de sociologia das profissões da universidade romana La Sapienza responderáa perguntas de quatro entrevistadores e da plateia.
O evento será no Teatro Folha, que fica no shopping Higienópolis (av. Higienópolis, 618, região central de SP).
De Masi será sabatinado por Vera Guimarães Martins, editora-geral de Suplementos e Especiais da Folha, e os repórteres especiais Morris Kachani, Cassiano Elek Machado e Érica Fraga.
As inscrições para participar do evento estão abertas aos assinantes do jornal e podem ser feitas pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone 0/xx/11/3224-3473, das 14h às 19h. É preciso informar nome completo, telefone e RG.
Conhecido internacionalmente pela obra "Ócio Criativo" (lançada pela editora Sextante em 2000), De Masi defende que a humanidade passa por uma fase pós-industrial, em que o foco em produtos industrializados foi substituído pela ênfase em bens imateriais, como informação, serviços e estética.
Em oposição à teoria fordista do início do século 20, que colocava a disciplina do trabalho como grande prioridade, uma das teses do sociólogo é de que a quantidade e a qualidade do que é produzido depende da aproximação entre profissão e lazer.
Cidadão honorário do Rio de Janeiro desde 2010, De Masi é admirador do Brasil. Em entrevista à Folha na quinta passada (14), ele afirmou que o país é o único do mundo "onde a cultura ainda mantém características de solidariedade, sensualidade, alegria e receptividade".
Além da sabatina, De Masi desembarca no país para participar da primeira edição do "Refletir Brasil - Diálogo com a Brasilidade", em Paraty, de 20 a 22 de março. O evento reunirá intelectuais e lideranças em mesas temáticas sobre temas diversos.
Autor de mais de 20 livros, Domenico De Masi é professor universitário desde 1961. O sociólogo começou dando aulas nas universidades de Nápoles e Sassari, antes de
se fixar em 1977 na Universidade La Sapienza, onde está até hoje.
No momento, De Masi está trabalhando em um novo livro chamado "O Futuro Chegou", que será publicado primeiro no Brasil, depois na Itália e nos Estados Unidos.
Na obra, ele fará um estudo sobre o que ele considera os mais importantes modelos de vida no mundo: chinês, muçulmano, católico, iluminista, entre outros.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário