quarta-feira, 3 de abril de 2013

Livro "Fora de Mim", da gaúcha Martha Medeiros, ganha adaptação do diretor Francisco Ramalho Jr. para o teatro

folha de são paulo

Peça retrata superação de fim de relação
Espetáculo embute uma boa dose de comicidade às dores da perda e à luta contra o pensamento obsessivo
GUSTAVO FIORATTIDE SÃO PAULO"A dieta da dor de cotovelo funcionou melhor do que um photoshop, perdi três quilos!"
A frase é uma das preciosidades elaboradas no turbilhão vivido pela personagem central de "Fora de Mim", uma mulher de 40 anos tentando superar o fim de um relacionamento apaixonado.
O livro da gaúcha Martha Medeiros é adaptado agora para o teatro. Com direção de Francisco Ramalho Jr. e Lavínia Pannunzio no papel principal, a peça cumpre temporada no teatro Eva Herz.
O retrato da depressão, da euforia diante da perda e da luta para livrar-se do pensamento obsessivo faz lembrar dramas densos, como "A Voz Humana", de Jean Cocteau, porque o sujeito amado não está mais presente em cena. "Gosto muito desse aspecto do texto", diz Ramalho.
A diferença é que a narrativa de Medeiros, também em primeira pessoa, embute boa dose de comicidade às dores da perda. "A sensação de abandono tumultua a vida dela. Mas isso se torna cômico e patético ao mesmo tempo", diz Ramalho. Sua adaptação para o palco se restringe quase totalmente a mudanças de tempos verbais.
O conflito se intensifica no momento em que a protagonista descobre que o ex-amante está com outra mulher, vivida por Maria Manoella.
Ao encontrar-se com "A Outra" (o nome da personagem), a protagonista procura demonstrar serenidade e alegria e reconhece em si a capacidade de não transparecer a dor. "Sim, eu mereço um prêmio pela bofetada que fingi que num tava levando."
Mais tarde, em casa, ela procura consolação na astrologia e em afazeres prosaicos. "No meu horóscopo não tem nada de legal pro meu signo, então leio o seu, tudo está correndo bem pra você."
Assim, vai tateando formas de reconstruir sua autoestima.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário