quinta-feira, 25 de abril de 2013

Painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Contra o relógio
Advogados dos réus e ministros do Supremo Tribunal Federal já consideram provável que o substituto de Carlos Ayres Britto na corte não julgue os embargos de declaração do mensalão. O prazo para contestações acaba na semana que vem. Ainda que Dilma Rousseff indique o escolhido nos próximos dias, ele terá de ser sabatinado pelo Senado. Joaquim Barbosa deve marcar a análise dos embargos imediatamente. Já as posses de ministros costumam demorar ao menos 20 dias.
-
Recado 1 Apesar do protesto de ministros contra a PEC aprovada na CCJ que submete decisões do STF ao Congresso, magistrados entendem que a Câmara deu resposta a casos recentes em que o Judiciário avançou sobre prerrogativas do Legislativo.
Recado 2 Como exemplo, citam a decisão de Luiz Fux de forçar a apreciação de 3.000 vetos presidenciais, depois modificada pelo plenário,e a interpretação de que cabe ao Supremo a palavra final sobre cassações dos mandatos dos mensaleiros.
Goleada Do ministro do STF Ricardo Lewandowski, sobre os quatro gols marcados ontem por seu xará do Borussia Dortmund: "Com quatro gols tomados, o Real Madrid pode apresentar embargos infringentes''.
Cada um... Roberto Gurgel votou a favor do direito de Demóstenes Torres à vitaliciedade no Ministério Público. A relatora Claudia Chagas era contra a garantia por ele ter ingressado na promotoria de Goiás antes de 1988.
... na sua Luiz Moreira, desafeto do procurador-geral da República no CNMP, seguiu a relatora, mas foi vencido. Torres conseguiu o benefício.
Ficção Andréa Pinho, delegada responsável por apurar suposto elo de Lula com o mensalão, é comparada na PF a Helô, personagem de Giovanna Antonelli na novela "Salve Jorge". Além de jovem, é considerada "linha dura".
Pose... A despeito do discurso de alinhamento de Aécio Neves com Marina Silva, o PSDB festeja, nos bastidores, a aprovação do projeto que sufoca novos partidos.
... para foto Tucanos entendem que serão beneficiados com a emenda que recompõe a distribuição do tempo de TV, reduzindo a fatia destinada aos nanicos.
Telinha No radar de Aécio para 2014, o DEM será o partido que contará com o mais expressivo bônus no palanque eletrônico. Outras siglas aliadas do PSDB nas composições regionais, como PTB e PDT, serão turbinadas.
Presente Pelos cálculos tucanos, em São Paulo, a coligação que deve apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin ganhará 1min48s em cada programa com a nova regra.
Liberou Apesar dos apelos do Planalto, o PMDB não obstruirá a CPI da Petrobras. Durante reunião da bancada, o líder Eduardo Cunha (RJ) disse que a adesão ao requerimento deve seguir "a consciência de cada deputado".
Blocão Edinho Silva, presidente do PT-SP, abriu tratativas com PMDB e PSD para 2014. Entusiasta de ampla aliança já no primeiro turno para o Bandeirantes, o petista visitou Michel Temer e estará com Gilberto Kassab.
Visitas à Folha José Carlos Dias, advogado e membro da Comissão Nacional da Verdade, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Glenda Mezarob- ba, consultora da comissão.
Antonio Donato, secretário municipal de Governo de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com Everaldo Gouveia, assessor de imprensa.
com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI
-
TIROTEIO
"A aprovação dessa proposta pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara representa uma ameaça à democracia."
DE JOAQUIM BARBOSA, presidente do Supremo Tribunal Federal, sobre proposta de emenda que submete decisões da corte ao Congresso.
-
CONTRAPONTO
Trégua hospitalar
Durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, anteontem, o ministro Alexandre Padilha (Saúde) foi inquirido diversas vezes sobre a disputa com Aloizio Mercadante (Educação) pela candidatura do PT ao governo paulista em 2014.
Mencionando recente internação do colega de Esplanada para tratar de dores abdominais, Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse ao titular da pasta da Saúde:
--Quer dizer que o Mercadante esteve em suas mãos?
Padilha exibiu sorriso amarelo e respondeu:
--O que importa é que ele está plenamente recuperado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário