segunda-feira, 22 de abril de 2013

Twitter vê como crucial simbiose com a TV

folha de são paulo

MARIANNA ARAGÃODE SÃO PAULOA interação do Twitter com a televisão, embora não detectada por Jack Dorsey quando criou a rede de microblogs em 2006, se tornou crucial para o crescimento da plataforma recentemente.
Desde o início de 2012, o número de tuítes sobre programas e eventos transmitidos pela TV cresceu 200% nos Estados Unidos. Metade do conteúdo produzido pelos usuários se refere a esporte.
Segundo a vice-presidente de mídia do Twitter, Chloe Sladden, a expansão ocorre diante do potencial da plataforma para alavancar a audiência das emissoras, além do interesse dos usuários em participar das transmissões.
"O usuário se sente parte do programa, o que torna tudo mais emocionante", diz a executiva à Folha.
A rede de microblogs, que tem 200 milhões de usuários ativos no mundo, tem estimulado essa interação.
Nos últimos anos, Sladden e sua equipe, de cerca de 20 pessoas, trabalham para estreitar as relações com emissoras e produtoras de TV.
No Brasil, um dos maiores mercados do Twitter, isso tem acontecido naturalmente, diz ela, que esteve em São Paulo na semana passada.
"Antes mesmo de abrirmos o escritório aqui [em dezembro] já havia seis ou sete programas [de TV] fazendo isso."
Em 2012, a novela "Avenida Brasil" e as partidas finais de campeonatos de futebol estiveram entre os temas mais comentados no país na rede.
"Além do forte engajamento dos usuários brasileiros, vemos muita inovação acontecendo por parte das redes de TV", afirma Chloe.
Ela cita um programa de esportes brasileiro que criou enquetes ao vivo por meio de Twitter, iniciativa que acabou de ser lançada nos Estados Unidos pelo canal ESPN.
Segundo a executiva, com a realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas por aqui, o país deve ganhar ainda mais destaque dentro da estratégia da empresa.
"Certamente vamos bater novos recordes de tuítes por minuto nesses eventos."
AUDIÊNCIA
Para a executiva, a simbiose entre tuítes e audiência será cada vez maior.
Um estudo feito nos EUA pela Nielsen em março aponta que um aumento de 8,5% no volume de tuítes entre a população jovem (entre 18 e 34 anos) pode elevar em 1% a audiência de um programa.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário