terça-feira, 28 de maio de 2013

A paixão de (santo) Cristo - Iuri de Castro Tôrres e Lucas Nobile

folha de são paulo

'Faroeste Caboclo', adaptação da música da Legião Urbana, estreia na quinta-feira (30)

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

O ano era 1987, e as rádios foram tomadas por uma canção que fugia em tudo dos padrões da indústria musical.
Em nove minutos e quatro segundos e 161 versos, "Faroeste Caboclo" levou a todo o país a saga de um homem negro e pobre que gostaria de falar com o presidente para ajudar toda essa gente que só faz sofrer --mas que morre antes disso, no duelo mais famoso do rock brasileiro.
Vinte e seis anos depois, a música mais cinematográfica do pop nacional chega à tela grande --"Faroeste Caboclo", o filme, estreia nesta quinta.
Divulgação
Fabrício Boliveira vive João de Santo Cristo em "Faroeste Caboclo", de René Sampaio
Fabrício Boliveira vive João de Santo Cristo em "Faroeste Caboclo", de René Sampaio
O longa do diretor René Sampaio nasce cercado de expectativas dos milhões de fãs da Legião Urbana, que sabem de cor e salteado a jornada de João de Santo Cristo do interior da Bahia até o tiro fatal do arqui-inimigo Jeremias no lote 14 da Ceilândia, cidade-satélite da capital federal.
Mais do que uma adaptação literal das estrofes de Renato Russo, o diretor buscou entender o cerne da canção para então transformá-la em imagens. "Tentei amplificar as emoções que a música traduz", afirma Sampaio.
Para ele, o conflito entre personagens, mais do que denúncias sociais, é a alma de "Faroeste Caboclo" e apostou todas as fichas nisso.
"Qual a parte principal da música?", questiona Sampaio. "É o duelo final. O que eu tenho que fazer para construir isso? Tudo que não contribuísse para isso não deveria estar no filme."
Sai o general de dez estrelas com o cu na mão e entra um enredo mais completo para o amor entre uma dama e um vagabundo.
"Faroeste Caboclo" é sobre o triângulo amoroso entre João, Maria Lúcia e Jeremias, entremeado por drogas, crimes e, é claro, Brasília.
"Esses são os eventos mais importantes: o duelo, Maria ficar com o Jeremias, João querer mudar, a história pregressa dele, como eles se conhecem", enumera Sampaio.
O diretor afirma que não quis fazer um videoclipe da música. "Para quem curte Legião, é melhor ver uma adaptação dessas do que uma coisa fiel mas, ao mesmo tempo, capenga", afirma o diretor.
"Faroeste Caboclo" foca no amor trágico entre João e Maria
Diretor constrói com detalhes paixão dos protagonistas, abalada por Jeremias e pelo envolvimento com crime
Ator diz que tentou fugir de maniqueísmos ao retratar Santo Cristo, caracterizado como um anti-herói por professor
IURI DE CASTRO TÔRRESDE SÃO PAULOFabrício Boliveira é muito diferente de João de Santo Cristo, o mítico protagonista da canção "Faroeste Caboclo" que ele interpreta no cinema.
Falastrão e de sorriso fácil, o ator de 31 anos teve como missão incorporar um tipo endurecido pela vida, pouco simpático e a caminho de uma vingança sangrenta.
"As pessoas torcem pelo João, mas ao mesmo tempo não acreditam nele, não confiam nele o tempo inteiro", afirma Boliveira, que participou da série "Subúrbia" (2012), da Globo, entre outros trabalhos na TV e no cinema.
"Tentei fugir de qualquer esquema maniqueísta, de bem contra o mal, mocinho e vilão", diz o ator.
No filme, João vai para Brasília atrás de um primo distante de seu pai, Pablo, após passar alguns anos no reformatório por vingar a morte do pai por um policial militar.
Já nos primeiros dias na capital federal, envolve-se no esquema de venda de drogas de Pablo e é pego pela polícia. Na fuga, entra escondido em um apartamento de classe alta e conhece Maria Lúcia.
"Na música, Maria Lúcia entra em uma estrofe e, cinco estrofes depois, ela já está grávida, então você tem que criar esse romance", explica o diretor, René Sampaio.
"Faroeste Caboclo" estreia em 400 salas em todo o país e teve orçamento de R$ 10 milhões, incluindo distribuição e ações de marketing.
PAIXÃO TRÁGICA
A paixão trágica dos dois embala o faroeste contemporâneo. Jeremias (Felipe Abib), amigo de Maria Lúcia e apaixonado pela mocinha, não aceita o enlace e transforma a vida de João em um inferno.
Maria Lúcia, filha de um senador vivido por Marcos Paulo (1951-2012) em seu último trabalho no cinema, fica dividia entre o amor por alguém tão diferente e o conforto de uma boa vida.
"A troca do João e da Maria é tão bonita e diferente, atípica de um mocinho e uma mocinha", analisa Isis Valverde, 27, a Suelen de "Avenida Brasil" sobre sua primeira personagem no cinema.
"Ele trouxe para ela dureza, confiança e força; ela deu pra ele mais delicadeza, fragilidade. Esse homem é muito duro", afirma.
A jornada de João de Santo Cristo até a redenção, passando por provações como o envolvimento com o crime, o insere no rol de anti-heróis brasileiros, diz Luiz Gonzaga Motta, professor da UnB (Universidade de Brasília) que analisou a letra da música em um artigo recente.
"São heróis porque são vítimas de um sistema. Há uma meta-história que é a narrativa de grande parte da população, do migrante que vai para a periferia de uma grande cidade, se deslumbra, tenta melhorar de vida e não dá certo. João representa isso."
Para Boliveira, "Faroeste Caboclo" mostra "como o Brasil trata alguns de seus filhos".
Segundo ele, "em tempos de [Marcos] Feliciano", presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados que já fez comentários considerados racistas, "um filme que discute amor, preconceito e intolerância social e racial vem a calhar".
"Faroeste' é autoconhecimento, trabalha como um espelho para a gente", afirma o ator.
    Canção foi escrita na juventude do cantor
    DE SÃO PAULOQuando "Faroeste Caboclo" foi lançada no disco "Que País É Este 1978/1987", a canção já era velha conhecida de amigos do compositor Renato Russo.
    A música foi escrita no início da década de 1980, quando um jovem Russo se apresentava por Brasília como Trovador Solitário: só ele, um banquinho e um violão.
    "Lembro quando ele me mostrou a música, em umas férias na Ilha do Governador [RJ]", conta Helena Lemos, irmã mais nova de Fê e Flávio Lemos, do Capital Inicial.
    "Ele tinha um caderno cheio de letras ainda não gravadas, que depois foram surgir com a Legião", conta.
    Philippe Seabra, vocalista da banda Plebe Rude, também presenciou os primeiros dias daquela que se tornaria uma das músicas mais famosas do rock brasileiro.
    "Renato tocou 'Faroeste' para mim debaixo de um bloco em Brasília", lembra. "A música era muito forte."
    O álbum "Que País É Este 1978/1987", terceiro da carreira da Legião, reunia sete canções antigas, da época de Trovador Solitário e de Aborto Elétrico, e apenas duas inéditas, "Angra dos Reis" e "Mais do Mesmo".
    "A música é a história do Brasil, é um hollywoodão, cheio de clichês do país. Quando ouvi, pensei: 'É um filme'. Tanto é que acabou virando isso mesmo", diz Marcelo Bonfá, baterista da banda.
    A canção foi censurada para radiofusão por conter "referências a drogas e linguagem grosseira e vulgar", conta o jornalista Carlos Marcelo na biografia "Renato Russo - O Filho da Revolução", cuja nova edição sairá com ensaio sobre "Faroeste Caboclo".
    As rádios começaram, então, a tocar uma versão com cortes em partes como "comia todas as menininhas da cidade", "que fica atrás da mesa com o cu na mão" e "olha pra cá, filha da puta sem vergonha".
    Renato Russo afirmou na época que a estrutura de "Faroeste Caboclo" foi inspirada em "Hurricane", sucesso épico de Bob Dylan sobre um boxeador condenado à prisão, e em "Domingo no Parque", de Gilberto Gil.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário