quinta-feira, 16 de maio de 2013

Artistas lançam campanha Rio sem Preconceito com show no Circo Voador

folha de são paulo

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DO RIO

Com um show que incluiu convidados como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Preta Gil, foi lançada na noite desta quarta (15) a campanha Rio sem Preconceito, promovida pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual, órgão da Prefeitura do Rio comandado pelo estilista Carlos Tufvesson.
"Nos somos os agentes transformadores da sociedade. O preconceito é um problema de todos, se você não fizer nada, uma hora ele chega até você. Não podemos continuar a viver num país em que a cada 23 horas um homossexual é vítima de um crime de ódio", disse o estilista.
Realizado no Circo Voador, na Lapa, o evento gratuito teve público de mais de 2.000 pessoas. "A gente tá aqui pra comemorar, estamos em um lugar em que as pessoas são iguais de coração", disse Zélia Duncan, que cantou sucessos como "Alma" e "Toda Forma de Amor". "Pra mim, é difícil entender como alguém pode ser contra a natureza de uma pessoa, se ela não te fere em nada", afirmou a cantora.
Ney Matogrosso, que cantou "Noite Torta" e "Poema", disse que "está havendo uma regressão na cabeça das pessoas". "A falta de informação gera preconceito, e não apenas sexual. Qualquer preconceito é atraso", afirmou o cantor, que citou ainda seu próprio exemplo:
"O que me difere é que eu sempre tive um pensamento livre. Eu segui as minhas necessidades, meus anseios, não concedi a ninguém o direito de determinar qual o meu caminho no mundo."
A proximidade entre o show e a decisão do Conselho Nacional de Justiça obrigando os cartórios a registrarem casamentos homossexuais foi saudada pelos artistas. "Ainda não foi uma lei, mas é um avanço", disse Caetano.
"Essa é a coincidência mais maravilhosa: o evento acontece no mesmo dia em que foi publicada a resolução. A partir de hoje, eu sou tão cidadão quanto os demais brasileiros. Até ontem eu tinha os mesmos deveres, hoje eu tenho os mesmos direitos", disse Tufvesson, que vive há 18 anos com seu companheiro André.
Roberto Frejat, Toni Garrido e Fernanda Abreu também participaram do show, que teve ainda depoimentos em vídeo das atrizes Fernanda Montenegro, Dira Paes e Cissa Guimarães.
O repertório da noite foi eclético, com os convidados alternando sucessos próprios e alheios. Frejat, que cantou "Amor pra Recomeçar" e "Pro Dia Nascer Feliz", resumiu o espírito da campanha: "As escolhas são pessoais. A gente acha nosso caminho na vida e isso tem que ser respeitado. Não existe regra geral pra nada, não existe um caminho só."

Nenhum comentário:

Postar um comentário