sexta-feira, 24 de maio de 2013

Muitas línguas e um só coração-Arnaldo Viana‏

Ex-faxineira que fala sete idiomas recusa propostas de emprego para continuar como recepcionista no Mercado Central, onde ganhou reconhecimento e virou estrela 


Arnaldo Viana

Estado de Minas: 24/05/2013 

Por enquanto, o coração de Maria da Conceição da Silva, de 41 anos, é do Mercado Central. E o coração do mercado é de Maria da Conceição. É o que garantem a ex-faxineira que se comunica em sete idiomas, conforme o Estado de Minas revelou há exatamente uma semana, e o superintendente do centro de compras, Luiz Carlos Braga. Uma cumplicidade profissional, que envolve gratidão e reconhecimento.

Gratidão da pernambucana de mãos ásperas, resultado de trabalho pesado no Nordeste e na Europa. O reconhecimento vem do administrador do mercado, que, após descobrir os dons da ex-faxineira, apostou nela como recepcionista no balcão de informações turísticas e não se arrependeu. Pelo contrário, os resultados até o surpreendem. “A diferença que ela faz está nos corredores e no guichê, pois não para de vir gente só para conhecê-la.

Quando tirou Conceição da faxina e a levou para o serviço de informações turísticas, Luiz Carlos elevou o salário de Conceição de R$ 800 para cerca de R$ 1,5 mil. E, antes mesmo de a reportagem ser publicada, revelou-se preocupado com a possibilidade de perdê-la, por causa das portas abertas no mercado, com a proximidade das copas das Confederações e do Mundo, para profissionais que dominam no mínimo dois idiomas. “Se surgir proposta que possa convencê-la a nos deixar, ela está livre para aceitá-la.”

Conceição, que foi rejeitada quando pediu emprego em hotéis, restaurantes e outras empresas de BH, antes de conseguir vaga de faxineira no mercado, recebeu, depois da reportagem, três ou quatro cartões de interessados em contar com seus conhecimentos linguísticos. Todos são levados ao conhecimento de Luiz Carlos. “Um deles é de Paraty, no Rio de Janeiro. Fui convidada a ficar uma semana na cidade para conhecê-la e, se gostar, há um emprego aberto em uma pousada.” Conceição não foi.

Como a opção é ficar no mercado, ela está matriculada em curso da Belotur para conhecer a cidade. “O turista que vem aqui quer saber onde fica tal hotel, rodoviária, terminal de aeroporto, restaurantes. Assim, estamos capacitando a Conceição para prestar um serviço melhor”, diz Luiz Carlos. Ela não tem nem tempo de responder. O assédio é grande e há um grupo de estudantes à espera para fotos e entrevistas com a celebridade do mercado.

Wesley Brenner, de 17, Raphael Bacelete, de 17, Vítor Júnior, de 16, e Lorraine Stafeni, de 17, alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Ordem e Progresso, estão aflitos para entrevistá-la e fotografá-la. “É para um trabalho escolar e, depois, vamos jogar no Facebook”, diz Wesley.

Lorraine conta que leu a história de Conceição sexta-feira passada no EM e no Portal Uai. “A gente não conhecia o mercado e andamos, andamos até achá-la.” Vale a pena, garotada? “Valeu. A Conceição é nota 10”, dizem, em coro.

Quem está rindo à toa com o assédio a Conceição é Noé José da Silva, de 63. Ele é o dono da Queijaria Noé, bem em frente ao guichê de informações turísticas. “Minhas vendas aumentaram muito.” Por falar em informações turísticas, o Mercado Central, para ficar de acordo com sua guia poliglota, inaugura 140 placas em português, inglês e espanhol para orientar o cliente nos corredores. “Estamos saindo na frente na adequação para atendimento ao estrangeiro nas copas”, afirma Luiz Carlos.

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