quinta-feira, 6 de junho de 2013

Eduardo Almeida Reis-Titia inglesa‏

O professor disse desconhecer o adjetivo correspondente ao décimo nono campeonato de um clube de futebol. Do meu cantinho, berrei: 'É undevicésimo!' 


Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 06/06/2013 

A British Broadcasting Corporation, mais conhecida pelo acrônimo BBC, é uma emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido. Fundada em 1922, é chamada afetuosamente pelos ingleses de Auntie, isto é, Titia.

Suas operações são financiadas pela TV Licence. Toda residência do Reino Unido com televisão usada para assistir programas ao vivo deve pagar a licença, que em 2005 era de R$ 462, pouco mais que um real por dia. Licença que rende cerca de três bilhões de libras/ano para financiar a programação de rádio, TV e internet.

O leitor e o seu philosopho já vimos filmes maravilhosos produzidos pelo pessoal da BBC nos mais diversos pontos do planeta. A emissora é comandada por um grupo de 12 governors (diretores) escolhidos pela Secretaria de Cultura, Mídia e Esportes e aprovados pela rainha. Os 12 governors escolhem os diretores executivos e os rumos da empresa. No Brasil de 39 ministérios, os governors seriam escolhidos por Marta Smith de Vasconcellos Suplicy, Paulo Bernardo Silva e José Aldo Rebelo Figueiredo, e aprovados por dona Dilma Vana Rousseff.

Até aí, tudo bem. Surpresa, para mim, foi o acrônimo BBC, que supus ser de British Broadcasting Corporation e se revelou de Beautiful Bared Children, “bonitas crianças peladas”, tamanho o número de pedófilos confessos entre os executivos da Titia. De repente, ao chamar a corporação de Auntie, os ingleses desconfiavam da pedofilia que rolava por lá. De resto muito parecida com o escândalo da Casa Pia portuguesa e com o asilo mantido por deputado estadual catarinense, prova provada de que a perversão, que leva um indivíduo adulto a se sentir sexualmente atraído por crianças, é muito maior e mais difundida do que supõe o nosso vão philosophar.

O último réu confesso é Stuart Hall, de 83 anos, apresentador de programas de rádio e TV, que admitiu diversos casos ocorridos até 1985, quando ainda era um jovem de 55 anos. Diversos outros pedófilos foram descobertos, entre eles um imbecil chamado Jimmy Savile, apresentador da BBC durante décadas, que chegou a ser condecorado pela rainha. Savile morreu há dois anos, antes da confirmação pela polícia dos 214 crimes que cometeu. Usava óculos de lentes cor-de-rosa e fingia fumar charutos, quando é sabido que os verdadeiros fumantes de charutos não molestam crianças, porque só pensam nos puros de Havana, nas senhoras de 19 a 22 anos e nas altas cousas do espírito.


Com todo o respeito

Sérgio Nogueira é ótimo professor de português e tem participação muito divertida no programa Estúdio-i, da GloboNews, geralmente conduzido pela deliciosa Maria Beltrão, às vezes substituída pela também dulcíssima Leila Braga Sterenberg. Na tarde de 5 de maio, o professor disse desconhecer o adjetivo correspondente ao décimo nono campeonato de um clube de futebol. Do meu cantinho, berrei: “É undevicésimo!, do latim undevicesimus”. Pouco usado, está no Aulete/digital e escrevi sobre ele dia desses.

Descobri-o por acaso, quando procurava outro lexema nos dicionários. Diante do televisor, fiquei numa empáfia que vou te contar, até o professor perguntar o significado de insipiente. É ignorante, tolo, néscio, insensato, imprudente, talqualmente um philosopho amigo nosso, que só escreve certas palavras depois de consultar o dicionário eletrônico. E tem o cuidado de explicar o significado delas todas, porque o leitor não é obrigado a ter os conhecimentos de um Sérgio Nogueira. Resta a pergunta: como escrevi durante séculos sem dicionários eletrônicos? Demais de fácil: só usava palavras conhecidas. Bidu.


Charutos
Mesmo correndo o risco de parecer sacrílego, isto é, cometer atentado contra o que é especialmente digno de respeito ou de admiração, afirmo que os charutos dominicanos de primeira linha, baratíssimos nos Estados Unidos, rivalizam com os bons cubanos. Não digo os melhores de Cuba, aos quais só têm acesso os poderosos da “democracia” ilhoa e os amigos deles, mas aos melhores que nos chegam de lá.

Os dominicanos são excelentíssimos, custam uma tuta e meia nas grandes tabacarias norte-americanas e têm como único inconveniente uma advertência da besta do Surgeon General, que vem a ser o public health chief lá dos americanos: Tobacco use increases the risk of infertility, stilbirth and low birth weight. A cavalgadura do Surgeon se esqueceu de dizer que viver também faz mal à saúde.

Na hipótese de o leitor viajar para os Estados Unidos preocupado com o que vai me trazer de presente, dou a dica: Romeo y Julieta Churchill Reserva Real 1875, Churchill ou Belicoso.


O mundo é uma bola
6 de junho de 1770: fundação da casa de ópera mais antiga da América Latina ainda em funcionamento, o Teatro Municipal de Ouro Preto. Em 1808, José Bonaparte, irmão de Napoleão, é coroado rei da Espanha. Em 1944, desembarcam na Normandia 155 mil soldados das tropas aliadas. Em 1502 nasce em Lisboa dom João III, décimo quinto rei de Portugal, cognominado O Pio por sua espantosa religiosidade.

Hoje é o aniversário de Lagoa Dourada (MG), produtora de muares excelentíssimos. É lá que o meu médico e guru José Carlos R. R. Alves compra burros e mulas para cavalgar, depois de os batizar com os nomes de políticos que vocês conhecem.


Ruminanças
“Enquanto não se perde a cabeça não está tudo perdido.” (August Friedrich Ferdinand von Kotzebue, 1761-1819)

Nenhum comentário:

Postar um comentário