quinta-feira, 6 de junho de 2013

Gilberto Dimenstein

folha de são paulo

Jovens brasileiros criam a cidade do futuro


Tenho dito aqui que uma das mais interessantes tendências mundiais é o uso da tecnologia da informações para ajudar a fazer cidades mais inteligentes --é o que leva o nome de "smarter cities". Aí é que estão as cidades do futuro, onde as conexões digitais melhoram a vida presencial.
Jovens do Recife, onde existe o Porto Digital, acabam de ganhar reconhecimento mundial por inventar um jeito de as cidades serem mais inteligentes.
É uma rede social batizada de Colab para que se possa denunciar e propor soluções aos problemas nas cidades --do lixo ao carro estacionado nas ruas.
Disputando com vários países, inclusive os Estados Unidos, um concurso promovido pela New Cities Foundation, uma entidade que busca soluções para centros urbanos.
A ideia que começou em Recife, veio para a cidade de São Paulo, e seus idealizadores sonham em torná-lo mundial.
*
Uma lição: Recife investiu na criação de um polo de tecnologia para gerar empregos na cidade e reter seus talentos. Surgiu assim, numa área degradada, o Porto Digital, que tenho o imenso prazer de acompanhar desde os seus primórdios.
Juntaram-se universidade, governo e empresários. O resultado é que uma cidade vira não só um centro de problemas, mas de soluções, como mostrou os jovens do Colab.
Gilberto Dimenstein
Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Desenvolve o Catraca Livre, eleito o melhor blog de cidadania em língua portuguesa pela Deutsche Welle. É morador da Vila Madalena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário