sexta-feira, 5 de julho de 2013

Eduardo Almeida Reis-Funciona‏

Esqueçamos a inflação, o PIB, a bolsa, o dólar e nos fixemos nas perspectivas deste belo planeta 


Eduardo Almeida Reis

Estado de Minas: 05/07/2013 

Cantora, compositora e arranjadora, Paula Fernandes de Souza nasceu dia 28 de agosto de 1984 em Sete Lagoas, Minas Gerais. Numa enquete promovida entre os leitores da revista VIP, há dois anos, a sete-lagoana foi considerada a 16ª “mulher mais sexy do mundo”. Nesse mesmo ano de 2011 foi a pessoa mais acessada no Google Brasil.

Sábado, 8 de junho, Paula apareceu no palco do HSBC Arena, acho que no Rio, montando lindo cavalo branco. O animal se comportou muito bem até fazer cocô no palco. Irritada com a demora da sua produção, não da produção do cavalo, a cantora olhou para a coxia e perguntou: “Alguém vai limpar ou vocês querem que eu limpe?”.

Efetivamente, obra já intrigava o condutor da quadriga em que viajava Cícero, figura máxima da latinidade clássica. O digno “quadrigueiro” constatava: Equus culum rotundum habet sed quadracto modo defaecat. Isso mesmo que todos entendemos e constatamos: orifício redondo, produto quadrado.

Faltou à equipe de Paula Fernandes um mínimo de conhecimentos de ópera. Antes de entrar com um cavalo no palco, o pessoal que trabalha nas coxias operísticas faz uma limpeza na reta final do quadrúpede, que garante meia hora sem cocô. Basta para isso um funcionário de braço comprido e não muito grosso, usando luva cirúrgica que vai da mão ao ombro, protegido contra coices do animal que alimpa. Funciona.


Números

 Peço ao leitor que desculpe e corrija os meus erros. Guardei os números de memória depois de duas entrevistas noturnas na tevê. Esqueçamos a inflação, o PIB, a bolsa, o dólar e nos fixemos nas perspectivas deste belo planeta. Os Estados Unidos têm 800 automóveis por mil habitantes e a Europa 500, mas há países europeus que tem 600 pelos mesmíssimos mil habitantes. No Brasil temos menos que 200, a China tem 35 e a Índia, 16. Por aí, dá para calcular o belo futuro da indústria automobilística, mesmo que os chineses não alcancem os números americanos. Se alcançarem os europeus, têm lugar para 650 milhões de automóveis, poucos mais ou menos. E a Índia para outros tantos, enquanto o nosso querido Brasil também pode sonhar com os números europeus, hipótese em que, logo, logo, chegaremos aos 100 milhões de carros.

Noutra entrevista, na mesma noite, um famoso arquiteto capixaba, radicado em São Paulo, falava de um assunto sobre o qual tenho escrito em Tiro & Queda. Disse ele que há ruas em nossas cidades, e são maioria, ladeadas de residências em terrenos, digamos, de 400 metros quadrados. Em média, cada residência tem dois automóveis. Aí, uma construtora compra a casa, derruba e constrói um prédio de 10 andares, quatro apartamentos por andar, dois carros por apartamento. Serão 80 automóveis saindo de um terreno onde havia dois. E a rua continua com a mesma largura.

O capixaba foi otimista com os tais apartamentos de 100m2 em prédio de 10 andares. Lá mesmo em São Paulo, onde se radicou, a moda é vender apartamentos de 20m2 e uma vaga na garagem. Ninguém precisa ser um gênio do urbanismo para concluir que o trânsito ficará ainda mais complicado. Esqueçamos o álcool, o petróleo, as poluições sonora e atmosférica: bastam os 80 carros onde havia dois. São números e o resto é piu-piu, como dizia Ibrahim Sued, meu contemporâneo de redação carioca.

Muitíssimo a propósito, o dono e diretor-redator-chefe do jornal chegava diariamente, por volta das 9 da manhã, dirigindo seu Fusca verde, não blindado, sem qualquer tipo de segurança. Perdi a conta das vezes em que subimos no mesmo elevador, com o bom-dia regulamentar. Jamais conversei com ele, mas recebia recados seus através do diretor de redação, dr. Moacir Padilha, quando gostava das minhas matérias. Não é todo dia, mas de vez em quando acerto.


O mundo é uma bola
5 de julho de 1687: Isaac Newton publica Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. Isaac deixou os estudos quando ainda não tinha 20 anos, por ordem de sua mãe. Ela queria que o filho tomasse conta da fazendinha. Jovens que foram fazendeiros podem ficar muito inteligentes, talvez porque pensem mais do que estudam. Em 1665, com 23 aninhos, Newton deu ao mundo três descobertas fundamentais: o método de cálculo, a composição do espectro luminoso e a lei da gravitação universal, além das leis básicas da mecânica.

Em 1811, independência da Venezuela, o primeiro país da América do Sul a livrar-se do “jugo” espanhol. Hoje, importa papel higiênico. Em 1914, o aviador Eduardo Pacheco Chaves levou 4 horas e 40 minutos para fazer o primeiro voo entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Em 1922, levante dos 18 do Forte de Copacabana.

Em 1946, lançamento do biquíni, numa piscina de Paris, invenção do estilista Louis Reard. Em 1951, William Shockley inventa o transístor. Em 1964, interpretando a Tosca, em Londres, Maria Callas faz sua última apresentação: Maria Anna Cecília Sofia Kalogeropoulous, filha de imigrantes gregos, nasceu em 1923 na cidade de Nova York e morreu em 1977.


Ruminanças
“A ópera em inglês, em geral, tem tanto sentido como o beisebol em italiano.” (H. L. Mencken, 1880–1956).

Nenhum comentário:

Postar um comentário