sábado, 21 de setembro de 2013

Painel das Letras - Raquel Cozer

 Folha de São Paulo

 Vitrine eclética

Não só obras de fantasia ou juvenis se beneficiam da vitrine da autopublicação no Brasil. A mais recente contratada da Record, após receber elogios nas redes, foi uma tese de mestrado, “Bispos Católicos e a Ditadura Militar Brasileira”, defendida na UFRJ por Paulo César Gomes. O livro saiu há um mês pela Multifoco, que produz por encomenda, esgotou seus 200 exemplares em poucos dias e, agora, só voltará a ser lançado em abril de 2014, ampliado e com encarte de fotos.
Será um de vários títulos que editoras nacionais preparam por ocasião do cinquentenário do Golpe de 1964.
Cidade literária
Curitiba, cidade natal de um dos principais jornais literários do país, o “Rascunho”, terá a partir de outubro uma revista gratuita toda dedicada ao gênero, “O Mapa”. Bimestral, com tiragem de 5.000 cópias, resulta de parceria da livraria e editora Arte & Letra com o projeto Conversa entre Amigos.
Publicará material do jornal “New York Times” e da revista “New York Review of Books”, além de contar com colaboradores próprios, com a preocupação de “não alienar ninguém nem elitizar a literatura”. Na primeira edição, haverá desde uma leitura crítica da obra dos “daniéis” Galera e Pellizzari até Dan Brown comentando suas preferências literárias.
Joias santistas

Bola autografada pelo presidente Jimmy Carter para Pelé
A Realejo prepara para a Feira de Frankfurt, no mês que vem, volume bilíngue com 200 páginas de memorabilia de Pelé. As fotos incluem da caixa de engraxate com a qual trabalhou na infância à bola autografada nos anos 1970 pelo então presidente dos EUA, Jimmy Carter, quando o santista jogava no Cosmos. “As Joias do Rei Pelé” tem texto de Celso de Campos Jr. e será, durante a feira, avaliada para publicação pela Taschen.
Antes, na semana que vem, o dono da Realejo, José Luiz Tahan, organiza a Tarrafa Literária, em Santos. E planeja para o período do evento pelada com o time de autores brasileiros, como Antonio Prata e Marcelo Moutinho, que representarão o país em jogo contra escritores alemães na Feira de Frankfurt. Em Santos, jogarão contra jornalistas locais.
Nuits de laitue – “Noites de Alface” (Alfaguara), novo romance de Vanessa Barbara, nem saiu no Brasil e já tem editora na França. Previsto para o próximo dia 1º, será lançado em março pela francesa Zulma, antes do Salão do Livro de Paris, que terá o Brasil como homenageado.
Soltinha –  De volta a São Paulo após quatro anos, o festival de poesia Flap é tão independente que encontrou uma forma de financiamento mais alternativa que a arrecadação via sites de crowdfunding (vaquinha virtual).
Soltinha 2 –  O evento montou uma página no próprio site, o flap2013.com.br, para receber contribuições em troca de livros. Em 19 dias, arrecadou R$ 1.619. A meta é chegar a R$ 1.876 até segunda, quando acaba a festa, em vários pontos de São Paulo.
Soltinha 3  – A organizadora Ana Rüsche diz que não se inscreveu em sites como o Catarse para não pagar a taxa de 13% do valor arrecadado nem correr o risco de ficar sem nada, já que nesses sites ou se atinge a meta, ou não se recebe nenhum dinheiro.
Família unida – A independente Ouro sobre Azul, pela qual Ana Luísa Escorel vem publicando toda a obra do pai, o crítico literário Antonio Candido, contempla a família neste semestre.
Família unida 2 –  Após “Mina R”, reedição da obra de 1973 de Roberto de Mello e Souza (1921-2007), irmão de Candido, sairão “Anel de Vidro”, primeiro romance de Ana Luísa, e “A Palavra Afiada”, de entrevistas com a filósofa e ensaísta Gilda de Mello e Sousa (1919-2005), que foi mulher do crítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário