sábado, 25 de janeiro de 2014

MOSTRA DE TIRADENTES » A cadeia como ela é‏

MOSTRA DE TIRADENTES » A cadeia como ela é Rodado em Curitiba, filme de Aly Muritiba expõe mazelas burocráticas que emperram o sistema carcerário brasileiro. Na contramão do preconceito, ele exibe a rotina dos agentes penitenciários



Carolina Braga
Estado de Minas : 25/01/2014



A gente foi filmado dentro do Centro de Detenção de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba (Grafo Audiovisual/divulgação)
A gente foi filmado dentro do Centro de Detenção de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba

Foram cinco anos de serviço como agente penitenciário na Grande Curitiba (PR). Diante daquela forte realidade, o então estudante de cinema Aly Muritiba viu surgir a ideia de um filme. Assim nasceu A gente, interessante híbrido de documentário e ficção que será exibido hoje na Mostra de Cinema de Tiradentes.

“Documentário é construção discursiva, assim como a ficção. É uma verdade”, comenta o diretor. Neste momento, o discurso construído por Muritiba dentro do Centro de Detenção de São José dos Pinhais se torna ainda mais relevante. Enquanto o Complexo de Pedrinhas, no Maranhão, escancara o colapso do sistema carcerário brasileiro, A gente oferece um olhar lúcido sobre a falência administrativa do sistema penitenciário a partir do exemplo do Paraná, tido como referência no país.

Além disso, o modo como Muritiba nos apresenta aquela realidade altera a imagem preconcebida sobre o seu antigo ofício. Geralmente, agentes penitenciários são vistos como brucutus truculentos e pouco intelectualizados. “Minha premissa é de que o sistema penitenciário não funciona, apesar de lá dentro existirem profissionais que acreditam no que fazem. O Estado não oferece capacitação técnica, gerencial e formativa a eles”, garante Aly.

Com a câmera na mão, o diretor – que pediu reintegração ao cargo para fazer o filme – registrou a rotina de sua equipe durante oito meses. Graças à intimidade com os colegas, nada parece forçado. Com o tempo, a câmera deixou de ser elemento estranho, integrando-se ao dia a dia da cadeia, mas sem ultrapassar o limite do respeito ao ser humano.

Ao longo de 89 minutos, Aly mostra a prisão como ela é. Apresenta detalhes das revistas para encontros íntimos, bem como o ritual em que agentes penitenciários se algemam no pátio interno. “É uma cadeia específica, mas pode ser o microcosmo, visto por dentro, de muitas outras neste país”, afirma.

AGENTE A narrativa se desenrola a partir de um personagem, o agente Jefferson Walkiu, no momento em que ele assume a inspetoria do presídio. Fora dali, esse pastor evangélico se dedica rotineiramente à sua igreja. “Era importante mostrar as duas facetas daquele mesmo homem no jogo. Ele crê muito no trabalho e na igreja”, explica o cineasta.

Embora a violência marque o ambiente, em nenhum momento ela é filmada em A gente – seja retratada ou sugerida. O foco está na burocracia que cerca o sistema e na ausência de políticas públicas para o setor. Aly mostra embates burocráticos que Walkiu enfrenta, a relação ética que mantém com os presos e os momentos em que ele precisa ser autoritário.

Mesmo que algumas cenas contem com a ajuda de atores, A gente não se distancia da realidade. “Não há fronteira entre documentário e ficção. Se ela existe, não sei onde está”, reforça Aly Muritiba.

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Até 1º de fevereiro. Entrada franca. Informações: www.mostratiradentes.com.br

JUNHO NA TELA


Além do longa A gente, Aly Muritiba leva a Tiradentes o curta-metragem Brasil, que será exibido quarta-feira, no Cine Tenda. O filme conta a história de dois irmãos enquanto se preparam para participar das manifestações de junho do ano passado. Um deles é policial do Batalhão de Choque e o outro prepara cartazes e coquetel molotov para o protesto.


PROGRAMAÇÃO

HOJE

CINE TEATRO SESI

>> 10h30 às 12h – Seminário Processos audiovisuais de criação: outros modos
>> 12h15 às 13h30 – O percurso do ator Marat Descartes
>> 17h – Exibição de E além de tudo me deixou mudo o violão, de Anna Muylaert

CINE TENDA

>> 11h – Tainá – A origem, de Rosane Svartman
>> 15h – Sessão Curtas homenagem. A caminho de casa, de Paula Szutan e Renata Terra; Uma confusão cotidiana, de Marat Descartes; Fala comigo agora!, de Karina Ades e Joaquim Lino; 145, de Gero Camilo.
>> 16h – Sessão Curtas panorama: Eva Maria, de Rafael Antonio Todeschini; O porto, de Clarissa Campolina, Julia De Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti; Malha, de Paulo Roberto;
O proustiano de Osasco, de Marcos Fabio Katudjian; e Ouça o ciclone, de Lucas Camargo de Barros.
>> 18h – A gente, de Aly Muritiba
>> 20h – Uma dose violenta de qualquer coisa, de Gustavo Galvão
>> 22h – Depois da chuva, de Cláudio Marques e Marília Hughes

CINE BNDES NA PRAÇA
>> 21h – Cidade de Deus – 10 anos depois, de Cavi Borges e Luciano Vidigal

CINE TENDA BAR
>> 0h30 – Cantor Lucas Avelar

AMANHÃ

CINE TEATRO SESI

>> 12h – Lançamento de livros e DVDs
>> 15h30 – Amador, de Cristiano Burlan

CINE TENDA
Meu pé de laranja-lima: atração de amanhã, no Cine Tenda (Camila Botelho/Divulgação)
Meu pé de laranja-lima: atração de amanhã, no Cine Tenda

>> 11h – Brichos – A floresta é nossa, de Paulo Munhoz
>> 15h – Meu pé de laranja-lima, de Marcos Bernstein
>> 16h30 – Curtas: Em trânsito, de Marcelo Pedroso; Todos esses dias em que sou estrangeiro, de Eduardo Morotó; O completo estranho, de Leonardo Mouramateus; e Tigre, de João Borges
>> 18h – Riocorrente, de Paulo Sacramento
>> 20h – Passarinho lá de Nova Iorque, de Murilo Salles
>> 22h – Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro

CINE BNDES NA PRAÇA

>> 12h30 – Cia. Teatral Manicômicos: A flor de manacá
>> 21h – Olho nu, de Joel Pizzini

CINE TENDA BAR
>> 0h30 – Cantoras Celinha Braga e Marina Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário