sábado, 25 de janeiro de 2014

Orelha

ORELHA
Estado de MInas: 25/01/2014


O escritor Ray Bradbury transformou pesadelos futuristas em estranhas histórias do dia a dia (JM Huron/AFP)
O escritor Ray Bradbury transformou pesadelos futuristas em estranhas histórias do dia a dia
Passagem para Marte

Ray Bradbury (1920-2012) ficou conhecido como autor do clássico de ficção científica Fahrenheit 451. Mas o escritor americano não era de se limitar a um único gênero, tendo publicado poesia, teatro, ensaio, roteiros para cinema e TV. Como contista, desde que estreou em 1946, publicou pelo menos um conto por semana em diversas revistas literárias. Vêm daí as coletâneas que se tornaram clássicas, como Crônicas marcianas e A cidade inteira dorme e outros contos, livros que estão relançados pela Biblioteca Azul, da Editora Globo. Bradbury mescla em suas tramas o uso de tecnologia e a invenção de mundos paralelos com o naturalismo da narração, gerando uma sensação de estranhamento. Por vezes, em pleno universo alienígena, o leitor se depara com uma atmosfera típica do tédio das cidadezinhas do Meio-Oeste americano, ou com o clima de catástrofe iminente, prestes a destruir tudo em volta. A nova edição de Crônicas marcianas tem apresentação do escritor argentino Jorge Luis Borges, que localiza o autor na linhagem dos criadores fantásticos que vai de Luciano de Samósata a Edgar Allan Poe.

Padre Cícero
Um dos mais citados estudos sobre padre Cícero, Milagre em Joaseiro, do historiador americano Ralph Della Cava, publicado em 1977, finalmente ganha nova edição, pela Companhia das Letras. O livro, que revolucionou os estudos sobre o tema, tem enfoque antropológico e, sem deixar de lado a enxurrada de escritos de detratores e defensores do religioso, mantém posição equidistante das diferentes linhas de interpretação. O brasilianista analisa a dimensão política, humana e o imaginário em torno do padre Cícero, ancorado em profundo conhecimento sobre a história da região.


História de Carrie
Um dos maiores sucessos da televisão em todo o mundo, inclusive no Brasil, a série Homeland ganha livro, que sai pela Intrínseca. Homeland – Como tudo começou. A história de Carrie, de Andrew Kaplan, apresenta os personagens centrais, Nicholas Brody e Carrie Mathison, em trama que ocorreu antes mesmo dos episódios que fazem parte da minissérie. Assim, o livro funciona como introdução ao universo de Homeland, sem deixar de trazer novidades para os aficionados sobre a origem de várias passagens que foram vistas na TV.


HQ erótico
Safadas é o nome da coleção de obras em quadrinhos que a Editora Nemo está lançando, destinada a leitores adultos. Publicados originalmente na França pela Humanoides Associés, os álbuns reúnem autores novos e consagrados, que tiveram liberdade total para expressar fantasias e narrar contos eróticos na forma de HQs. Aventuras sedutoras, encontros ao acaso, histórias pessoais e tramas provocantes estão reunidas no primeiro volume da série Verão, que reúne 12 contos. Os próximos volumes serão Encontros, Lingerie e Natal.


Ficção uruguaia
Chega às livrarias em breve, pela Cosac e Naify, o primeiro livro da escritora uruguaia Inés Bortagaray a ser lançado no Brasil, Um, dois e já. A história é narrada em primeira pessoa por uma menina que conta a viagem de verão da família até um balneário uruguaio, dentro de um carro apertado, no início dos anos 1980. A apresentação é do compositor e romancista Vitor Ramil.


Zé e Woyzeck
Adaptação livre em versos rimados da peça Woyzeck, de Georg Büchner, Zé, peça em um ato do jornalista, professor e compositor Fernando Marques, ganha edição em livro pelo selo Realizações Editora. Em apenas 23 anos de vida, o alemão Büchner deixou obra intensa, da qual fazem parte peças como A morte de Danton, Leonce e Leona e Woyzeck. Na adaptação/releitura de Fernando Marques, além do espírito pé-rapado do personagem central, há um abrasileiramento do contexto e introdução de canções, dando um caráter musical à peça. A edição tem prefácio de Valmir Santos e traz em apêndice as partituras das canções que integram a montagem, todas de autoria do tradutor.


Luz sobre trevas
Homens e mulheres da Idade Média, volume coletivo organizado pelo medievalista francês Jacques Le Goff, que está sendo lançado pela Estação Liberdade, é uma das obras mais interessantes sobre o período. Em bela edição ilustrada, Le Goff reúne o perfil de 112 homens e mulheres, personagens notórios do período. Por meio dos retratados – Dante, Santa Radegunda, Santa Clara, Joana D’Arc, Colombo, Abelardo e Heloísa, entre outros – o leitor vai desfazendo uma série de mitos sobre o período, formando uma imagem até mesmo progressista da Idade Média. Há um capítulo sobre “Personagens imaginários”, em que são evocadas figuras míticas, como a da Virgem Maria, a do rei Arthur e a de Robin Hood. “Numa sociedade o imaginário tem seguramente tanta importância e eficácia quanto as condições reais da vida e do pensamento”, justifica Le Goff.


Ano em revista
A nova edição da revista Política democrática, da Fundação Astrojildo Pereira, tem como tema os desafios políticos e culturais de 2014. Na primeira seção, “O 2014 que nos espera”, estão reunidos artigos de Rudá Ricci, sobre as eleições; de Marco Antônio Tavares Coelho, sobre o governo Dilma e a herança de Lula; e acerca da constituição de um novo bloco de centro-esquerda, de autoria de Júlio Martins. A publicação traz ainda ensaios sobre os 25 anos da Constituição Brasileira, acerca da relação entre Estado e cidadania, e sobre economia e desenvolvimento. Informações:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário