sábado, 29 de dezembro de 2012

Painel das letras - Raquel Cozer

FOLHA DE SÃO PAULO

Por que Drummond
A poeta Leila Míccolis, integrante do júri que escolheu "Carlos Drummond de Andrade: Poesia 1930-62", da Cosac Naify, como vencedora do Prêmio Biblioteca Nacional de Literatura, diz que preferia ter premiado um poeta vivo. "Eu tinha outra escolha, mas respeitei a decisão coletiva." Seu colega de júri Francisco Orban avalia que caberia à organização decidir se o livro estava habilitado ou não -já que, pelo edital, a inscrição só poderia ser feita pelo autor ou pela editora com autorização por escrito do autor. A BN já manifestou que só analisará o caso se houver recurso de algum concorrente.
Estreia 1 O primeiro romance de Cadão Volpato, "Pessoas que Passam pelos Sonhos", sai em maio pela Cosac Naify. O livro chegou a ser anunciado pela editora portuguesa Babel, mas, com a mudança de rumos da casa, que passou a focar em infantis, Volpato conseguiu desfazer o contrato.
Estreia 2 O livro trata de "um arquiteto distraído num tempo ruim para as distrações: a América do Sul entre 1969 e 1979", diz o autor.
Best-seller A literatura pop de Raphael Draccon atraiu a Random House Mondadori. A trilogia fantástica "Dragões de Éter" (LeYa) teve os direitos comprados pela gigante, que deve publicá-la em 2013 no México.
Mídia O espanhol Pascual Serrano, do diário "Rebelión", será editado no Brasil. Com o colega Ignacio Ramonet, diretor do "Le Monde Diplomatique", e o professor da Universidade Federal Fluminense Dênis de Moraes, lança em 2013 pela Boitempo "Mídia, Hegemonia e Contra-Hegemonia", uma reflexão sobre o poder da mídia.
Vocação A Eduerj prepara uma série voltada a uma "história cultural de forte inclinação literária, mas que mobiliza múltiplas disciplinas", segundo o editor Italo Moriconi. O primeiro será "A Vocação Moderna de Barcelona", de Joan Ramon Resina, que investiga a cidade que abraçou um projeto moderno, mas acabou se tornando "moderna pela metade".
LEIA MAIS EM http://www.folha.com/abibliotecaderaquel

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário