quinta-feira, 18 de julho de 2013

Barbie é 'expulsa' de casas de boneca e Mattel perde receita

folha de são paulo
FOCO
DO "FINANCIAL TIMES"
A Barbie está mostrando a idade: as vendas da boneca da Mattel caíram 12% no trimestre passado, enquanto as meninas voltam a atenção para figuras mais radicais.
Foi o quarto trimestre consecutivo de queda para a Barbie. A Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos pelo critério de faturamento, anunciou faturamento e lucro inferiores às expectativas no segundo trimestre, em boa parte por causa da boneca.
Com o resultado, as ações da Mattel caíram 6,8%.
Bryan Stockton, presidente-executivo da companhia, disse que as vendas da Barbie foram prejudicadas em parte por outros produtos da Mattel, especialmente a linha popular de bonecas Monster High, que retrata alunas góticas e horripilantes e de uma escola de segundo grau.
Mas a Mattel não vai abandonar suas operações da Barbie, iniciadas 54 anos atrás.
Stockton disse que a boneca "ainda se enquadra bem aos modelos de aspiração que meninas gostam de seguir" e que a companhia lançará produtos eletrônicos relacionados à Barbie no fim deste ano.
No Brasil, as vendas da boneca cresceram --a empresa não divulgou números.
"Parece que começa um declínio cíclico da Barbie", afirmou Gerrick Johnson, analista da BMO Capital Markets. Ele diz ter ouvido falar de meninas que expulsaram Barbies de suas casas de bonecas para abrir espaço à linha Monster High.
Segundo Johnson, as vendas da linha Barbie nos EUA caíram 50% desde 2000, declínio que deve muito ao lançamento das bonecas Bratz, da MGA Entertainment.
O produto rival causou uma batalha de direitos de propriedade intelectual entre as duas empresas, que a Mattel perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário