sábado, 5 de julho de 2014

Olho da rua‏

Olho da rua 
 
Vivian Maier - Uma fotógrafa de rua revela o trabalho da artista que por 50 anos registrou a vida norte-americana em mais de 100 mil negativos e morreu sem mostrar suas imagens

João Paulo
Estado de Minas: 05/07/2014


Autorretrato de Vivian Maier (Vivian Maier/Autêntica/Reprodução)
Autorretrato de Vivian Maier

Esta talvez seja uma das histórias mais singulares da arte no século 20: uma fotógrafa que, por quase 50 anos – de 1950 ao fim da década de 1990 –, registrou em 100 mil negativos a trajetória social, política e psicológica dos EUA. O que destaca o trabalho de Vivian Maier, no entanto, são três aspectos singulares de sua obra: ninguém sabia que ela fotografava; suas imagens portam uma qualidade extraordinária; tudo foi construído sem o intercâmbio com outros profissionais. Em outras palavras, uma artista anônima, genial e completamente solitária.

A vida pessoal de Vivian Maier é pouco conhecida em seus lances externos. Nasceu em Nova York em 1926 e trabalhou como babá ou governanta para famílias de Chicago. Nunca se casou nem conviveu com a própria família. Em sua velhice, foi amparada pelas crianças das quais cuidou. Morreu em 2009, aos 83 anos. Sua vida, contudo, era preenchida pelo prazer em fazer fotografias de rua, que se somaram aos milhares e as quais não compartilhou com ninguém. Sua obra poderia ter se perdido nos guarda-volumes onde ficou depositada, não fosse o trabalho salvador do acaso.

Em 2007, o escritor e fotógrafo John Maloof, ligado à preservação histórica do noroeste de Chicago, descobriu os primeiros negativos de Vivian Maier quando pesquisava imagens para um livro sobre a história da vizinhança de Portage Park, onde nasceu e viveu na juventude. Durante três anos, passou a pesquisar tudo sobre a fotógrafa, chamando a atenção do mundo da fotografia. Em 2011, ele editou um livro com fotografias de Vivian Maier, que agora chega ao Brasil em edição da Autêntica.

Vivian Maier – Uma fotógrafa de rua é a síntese de um tesouro impressionante, que não cessa de encantar o público e os profissionais com suas imagens soberbas e seus registros sociais únicos. O livro já disparou outros produtos no mundo da arte, de exposições a documentários que se dividem entre duas formas de espanto: o acervo fotográfico propriamente dito (em sua dimensão estética e sociológica) e a história por trás de sua construção. Não há como deixar de pensar nas duas faces reveladas de Vivian Maier, a grande artista e a mulher solitária que foi edificando, imagem a imagem, um dos maiores documentários visuais sobre a vida americana na segunda metade do século 20.
 (Vivian Maier/Autêntica/Reprodução)

Como o editor destaca na apresentação do livro, “a combinação de intensa privacidade com a falta de confiança de Maier no próprio talento quase determinou que sua coleção ficasse relegada ao esquecimento”. No entanto, talvez essa mesma combinação tenha servido de empuxe para que a fotógrafa seguisse trabalhando. Há um senso de missão no trabalho de Maier que é dado ao mesmo tempo pelo extremo cuidado de seus registros (próprio de alguém que desconfia de seus instrumentos), como pela abrangência de seu resultado. Para a fotógrafa, tudo merecia ser captado com cuidado técnico e olhar atento ao detalhe.

No prefácio escrito por Geoff Dyer são destacadas as qualidades estéticas do trabalho de Vivian e, sobretudo, sua relação com a visualidade da fotografia do século 20. Assim, o conhecedor de fotografia pode detectar traços do trabalho de Helen Levitt, Diane Arbus e Walker Evans, entre outros. Se Vivian se espelhava neles, não se sabe, mas é possível imaginar um diálogo no campo das imagens, seja na composição ou nas cenas. A lembrança de outros profissionais mostra apenas como somos marcados pela fotografia em nossa capacidade de imaginação, ainda que, por sua história, o trabalho de Vivian Maier não tenha contribuído para isso. Ela é uma espécie de eco de sons que já escutamos pelas lentes de outros artistas.

Mas o que mais chama a atenção de Dyer é o personagem Vivian Maier, quase uma figura de ficção, com sua rica vida íntima e sua esmaecida condição social. As governantas, como se sabe, vivem perto da existência, mas parecem apenas observá-la, sem de fato ser convidadas a participar. Por isso a fotógrafa se esmera em registrar mulheres como ela, discretas e quase invisíveis, como se prefigurasse, no retrato das senhoras solitárias e um pouco exóticas, um pouco de seu próprio destino.

Não é necessário, contudo, exagerar na qualidade técnica das fotografias de Vivian, o que poderia ser uma tentação frente a sua trajetória de vida. A artista, não se sabe muito bem como, dominava bem seu repertório, enquadrava com competência, tinha certo senso dramático de composição, sabia trabalhar com a luz. Mesmo sem treinamento formal, há constância em seu estilo e um volume impressionante de grandes trabalhos. É desses casos em que a quantidade se torna qualidade.

Vivian Maier é uma historiadora. Suas imagens, como o próprio título destaca, são feitas sempre nas ruas. O trabalho anônimo, num cenário que é de todos, parece exigir ainda mais atenção. Não se pode parar o fluxo da vida, exigir poses, subtrair o movimento. A sensação de momento decisivo é fundamental; o olho treinado para destacar o personagem arquetípico é uma condição profissional. Nada pode ser perdido, mas tudo está em vias de se desmanchar aos olhos do fotógrafo.

O exame das fotografias do livro dá ao leitor muitos enredos possíveis: o sonho americano e seu esfacelamento, a construção das cidades, os personagens marginais, as mulheres maduras em sua solidão elegante, os trabalhadores aparentemente deslocados numa sociedade em crise, o avesso do luxo, os becos, o lixo, a solidão, a tristeza, os animais e a morte. Há ainda uma pequena seleção de autorretratos, com a câmera na mão, que usa sempre o recurso especular. Imagem da imagem.

Algumas fotografias parecem transmitir esperança, outras a decepção. Há traços comoventes em algumas cenas e muita aspereza e desencanto em outras. São alguns dos elementos de que é feita a vida de um fotógrafo de rua. Vivian Maier tinha razão em não confiar totalmente no que fazia, embora tenha mantido a obsessão em levar seu trabalho adiante. A vida não cabe numa imagem. O grande desafio é manter o humilde esforço em ser testemunho do descaso do destino com os sonhos humanos.
 (Vivian Maier/Autêntica/Reprodução)

Vivian Maier – Uma fotógrafa de rua
• Editado por John Maloof
• Editora Autêntica
• 136 páginas, R$ 108

Nenhum comentário:

Postar um comentário