sábado, 5 de julho de 2014

ZONA MISTA » Agora é clássico mundial

Kelen Cristina, » Com Braitner Moreira e Paulo Galvão
Estado de Minas: 05/07/2014


 (Luciana Whitaker/Reuters %u2013 16/2/06)


 “Semifinal do Mundial. Belo Horizonte vai ferver!!!”, avisou o volante Fernandinho, em sua conta no Instagram, em foto ao lado do lateral Marcelo, assim que terminou a dramática partida entre Brasil e Colômbia, no Castelão. A vitória por 2 a 1 sobre os Cafeteros garantiu à Seleção de Felipão seu primeiro confronto com peso de clássico mundial na Copa, terça-feira, contra a Alemanha, no Mineirão. Pensa que os alemães secaram os donos da casa, para fugir da pressão? Nada disso! Antes de a bola rolar em Fortaleza, o volante Schweinsteiger logo revelou sua torcida pelas redes sociais. “Vamos, Brasil”, escreveu, assim, em português. Capitães das equipes na década de 1970, Carlos Alberto Torres e Beckenbauer também se esbarraram na internet. “Parabéns à Alemanha, agora é ver quem estará na semifinal”, postou o Kaiser. O brasileiro devolveu de primeira: “Espero te ver na semifinal!”. Tão logo foi confirmada a passagem do Brasil à próxima fase, o atacante da Seleção Germânica Podolski tuitou: “Alemanha x Brasil. Melhor, impossível. Nos vemos em Belo Horizonte…”. O duelo perdeu um pouco de brilho, com o desfalque de Neymar – diagnosticado com uma fratura na terceira vértebra. Mas será, certamente, outro teste para corações fortes.


Com a bênção do presidente

Pela primeira vez neste Mundial, o presidente da Confederação Brasileira do Futebol (CBF), José Maria Marin, foi para o estádio no ônibus dos jogadores. O cartola foi o segundo a descer do veículo, logo depois do técnico Luiz Felipe Scolari. Enquanto a comissão técnica seguiu para o vestiário, Marin permaneceu parado, esperando que os atletas descessem. Cumprimentou todos, um a um, com um abraço.


Vermelho que deu azar
A “febre amarela” da Colômbia contagiou os estádios pelos quais os Cafeteros passaram. Ontem, em Fortaleza, porém, a torcida decidiu abraçar o time e boa parte dela vestiu a camisa vermelha, uniforme reserva usado pela primeira vez pela equipe em uma Copa desde 1990. Depois da derrota, muitos devem ter se arrependido de ter aberto mão do amarelo...


Na bronca
Argentinos e mexicanos se notabilizaram nesta Copa pela animação, fazendo festa não só nos estádios, mas também nas ruas das cidades por onde passaram. Os comerciantes do Rio, porém, não viram muita graça nos hermanos. “Eles fazem muito barulho, mas gastar dinheiro que é bom, nada”, disse o dono de um tradicional bar de Copacabana. “Quem deve ter gostado são os donos de supermercados e padarias,  pois eles compraram muito pão, queijo e presunto. Só comem isso”, afirmou  outro comerciante.


Revolta…
Poucos minutos depois de ser confirmada a lesão de Neymar, o colombiano Zúñiga – autor da joelhada que machucou o jogador brasileiro – teve seu perfil na versão em português da Wikipédia (página de conteúdo colaborativo) modificado de forma radical. Na descrição do atleta, a seguinte definição: “Futebolista colombiano criminoso safado que devia ser preso e apedrejado, que atua como lateral. Atualmente, joga pelo Napoli”. Depois de 10 minutos no ar, a descrição foi alterada, limitando-se a informar origem, posição e clube de Zúñiga.


… e corrente
A hastag #ForçaNeymar liderou os Trending topics (lista de assuntos mais comentados) do Twitter ontem à noite, tão logo a notícia se espalhou. E não foi apenas no Brasil. Na Argentina, paradoxalmente à propalada rivalidade entre os países, o corte do brasileiro também causou comoção, com a hashtag sendo traduzida para o espanhol:  #FuerzaNeymar. Não faltaram, ainda, ironias. Uma torcedora se lembrou do episódio de Os Simpsons que mostrou Homer no Brasil apitando um jogo de Copa. Em uma das cenas, Neymar aparece caído no campo, durante Brasil x Alemanha, no Itaquerão, pela final do Mundial. A intenção dos roteiristas foi levar para a telinha a fama de cai-cai do brasileiro. Mas não deixou de ser uma coincidência, no mínimo, macabra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário