sábado, 9 de agosto de 2014

Orelha

Orelha

Estado de Minas: 09/08/2014


Medo e indiferença

Zygmunt Bauman coloca em foco a insensibilidade moral do homem contemporâneo (Eloy Alonso/Reuters)
Zygmunt Bauman coloca em foco a insensibilidade moral do homem contemporâneo


No cenário sempre caótico do mundo contemporâneo, um novo livro do sociólogo Zygmunt Bauman sempre merece atenção. A Zahar está lançando esta semana o 34º título do autor no Brasil, Cegueira moral, um longo diálogo com o cientista político e filósofo Leonidas Donskis. O ponto de partida é a sensação de que, hoje, o mal não se restringe apenas às guerras e aos contextos extremos, estando presente de forma quase natural na vida das pessoas. A consequência é insensibilidade moral que parece tomar conta das consciências, traduzida na incapacidade de compreensão do sofrimento do outro e o desejo de controlar a privacidade alheia. O livro é dividido em cinco partes: “Do diabo a pessoas assustadoramente normais e sensatas”; “A crise política e a busca de uma linguagem da sensibildidade”; “Entre o medo e a indiferença: a perda da insensibilidade”; “Universidade do consumo: o novo senso de insignificância e a perda de critérios”; e “Repensando A decadência do Ocidente”.


Linguística

Últimas aulas no Collège de France – 1968 e 1969, de Émile Benveniste será lançado ainda este mês pela Editora Unesp. Esta é a primeira edição brasileira da compilação das últimas aulas do linguista e gramático francês. O livro foi editado na França há apenas dois anos. Últimas aulas insere-se entre os trabalhos do autor que permaneceram à sombra de seus textos mais consagrados, entre os quais o clássico Problemas de linguística em geral. O livro também carrega a marca intelectual de Benveniste, uma aguda capacidade de polemizar. Organizado e apresentado pelos linguistas Jean-Claude Coquet e Irène Fenoglio, com prefácio de Julia Kristeva e posfácio de Tzvetan Todorov, esta edição inclui textos inéditos, além de fotografias de notas preparatórias das palestras do pensador.


Mistério

 (AP/Files)


Os crimes do monograma é o título do novo romance de Agatha Christie (foto). Na verdade, trata-se obra escrita por Sophie Hannah, com autorização da família da dama do crime. A história de Os crimes do monograma começa em um café em Londres, onde Hercule Poirot é surpreendido por uma mulher que confessa que está prestes a ser assassinada. No Brasil, o livro sai pela Nova Fronteira.


Filosofia

A Editora UFMG lança a segunda edição do livro A ontologia da realidade, de Humberto Maturana. Os artigos que compõem a coletânea apresentam os fundamentos epistemológicos da obra do autor e alguns desdobramentos de seu mecanismo explicativo, explorando temas como a linguagem, a cognição, os fenômenos sociais, a mente e a autoconsciência. A organização é de Cristina Magor, Miriam Graciano e Nelson Vaz.


Silêncio

 (TV Brasil/Divulgação  )


Mais um volume da série Mutações, dirigida por Adauto Novaes, chega às livrarias, em edição do Sesc São Paulo. O silêncio e a prosa do mundo reúne 25 ensaios sobre o tema do discurso, em sua dimensão social, política, filosófica e estética. Entre os autores estão Francis Wolf, Renato Lessa, Vadimir Safatle, Jorge Coli, Francisco Bosco e Eugênio Bucci (foto), que escreve sobre o que chama de “rumor da mídia”.


Tesouro

Malba Tahan está de volta. O escritor brasileiro Júlio César de Melo e Souza, que encantou várias gerações com sus livros que mesclam aventuras exóticas e matemática, entre eles o clássico O homem que calculava, começa a ter sua obra reeditada. O selo infantil Galerinha, da Editora Record, está lançando O tesouro de Bresa, conto do autor que se torna livro independente, com ilustrações de Rafael Nobre.


Lançamentos

A economia como sistema da representação em Karl Marx, de Édil Guedes, será lançado hoje, as 11h às 14h, na Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho. 274, Savassi, (31) 3227-3077). O livro é resultado da tese de doutorado em filosofia do autor. Édil Guedes é professor de economia e filosofia na PUC Minas e na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), onde atualmente conduz pesquisa sobre os fundamentos filosóficos das relações entre ética e economia.

***

Adriano Bitarães Netto lança hoje, das 11h às 15h, o livro Poesia dos pés à cabeça. Na Livraria Mineiriana, Rua Paraíba, 1.419, Savassi. A edição é das Paulinas e o livro é ilustrado por Rubem Filho.


***

Terça-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro), Lilia Schwartz, André Botelho e Heloísa Starling participam de debate e lançamento da coletânea Agenda brasileira. No livro, estudiosos de diversas áreas reúnem ensaios com temas fundamentais para o Brasil, como a desigualdade social, a segurança pública, a luta contra o racismo, o reconhecimento da diversidade sexual, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário