sexta-feira, 30 de novembro de 2012

LITERATURA » Mulheres no pódio - Carlos Herculano Lopes‏

Escritoras mineiras conquistam os principais prêmios Jabuti deste ano: Stella Maris Rezende por livro de ficção e a jornalista Miriam Leitão na categoria de não ficção
 

Carlos Herculano Lopes
Estado de Minas: 30/11/2012 
Duas mineiras, a jornalista Miriam Leitão, nascida em Caratinga, no Vale do Aço, e Stella Maris Rezende, de Dores do Indaiá, foram as grandes vencedoras, respectivamente, do Livro do Ano de não ficção e ficção, do Prêmio Jabuti 2012. O anúncio foi feito na noite de quarta-feira, em São Paulo, com a presença das autoras. Os demais ganhadores das 29 categorias, que já haviam sido anunciados em 16 outubro, também foram chamados ao palco para receber suas condecorações, assim como os segundos e terceiros lugares. Para o livro do ano, apenas os vencedores de cada uma das categorias entram na disputa. 

No caso de Stella Maris Rezende, a comemoração foi dupla, já que sua novela A mocinha do Mercado Central (Editora Globo), além de ter faturado o primeiro lugar na categoria infantojuvenil, ganhou como melhor Livro do Ano de ficção, enquanto A guardiã dos segredos de família ficou com o segundo lugar. Em conversa ontem com o Estado de Minas, enquanto aguardava no aeroporto de Congonhas a hora de voltar para o Rio, Stella Maris disse que não cabia em si de alegria. “O prêmio dado ao livro A mocinha do Mercado Central não foi só para mim, mas para toda a literatura infantojuvenil do Brasil. Foi uma surpresa e tanto, e acho que é a primeira vez que isso ocorre”, disse a escritora, que manifestou o desejo de, em breve, poder lançar o livro no “Mercadão” de Belo Horizonte.

Vivendo atualmente no Rio, depois de ter morado muitos anos em Brasília, Stella Maris Rezende, que também é atriz e cantora, passou parte da infância em Belo Horizonte, no Bairro Salgado Filho. “Lá eu passeava de charrete, brincava de guisadinho, e vinha passear na cidade com a minha mãe. Foi quando conheci o Mercado Central, e fiquei fascinada”, conta a escritora. No caso de A mocinha do Mercado Central, a personagem central, Maria Campos, que no decorrer da trama vai mudando de nomes, adora tomar café e comer biscoitos de queijo no mercado. “Daí surgiu seu apelido, que lhe foi dado por um desenhista que ela tinha conhecido na Praça Raul Soares, bem pertinho do mercado”, diz Stella.

Quem também não escondia sua felicidade na quarta-feira à noite era Miriam Leitão, que faturou a premiação de livro do ano de não ficção com Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda, lançado pela Record. Disse, logo depois de ter recebido o troféu, que estava transbordando de alegria, e também anunciou que está com três livros infantis prontos, em processo de negociação com uma editora.

O primeiro colocado em cada uma das 29 categorias do Jabuti, além de ter recebido um troféu, levou para casa um prêmio em dinheiro de R$ 3 mil. Para as vencedoras de livro do ano o prêmio foi de R$ 30 mil (para cada uma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário