quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Gilberto Dimenstein


Pequena vitória contra a imbecilidade

FOLHA DE SÃO PAULO
Uma gigantesca obra "[pintada num prédio]": http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/12/artista-organiza-crowdfunding-para-manter-graffiti-na-luz/ na Luz, região central de São Paulo, perto da área mais conhecida como cracolândia, tem gerado uma bela história de solidariedade. Vemos aí um gesto de respeito com São Paulo, coisa rara em nossa cidade.
Tal painel está ameaçado de destruição por um simples motivo: o artista Daniel Melim, autor da obra, tem que pagar o aluguel da parede. A conta: R$ 26 mil por ano. Melim recebeu um prazo antes que tudo fosse pintado de branco. Mas ele não tinha dinheiro --e já estava conformado.
Em movimento inusitado de preservação da paisagem de uma cidade, foi criado nesta manhã um pedido de ajuda num site de vaquinhas chamado Catarse. A manutenção da obra ali, na parede, foi apresentada como um presente para São Paulo.
Quando o artista teve essa ideia, um tanto desesperada, para salvar seu painel, muita gente desconfiou, achou que, especialmente no fim de ano, ninguém prestaria atenção.
No começo da tarde desta quinta-feira, a vaquinha já tinha viralizado a tal ponto que boa parte do dinheiro já tinha sido arrecado.
São estes gestos que nos permite encontrar a beleza de São Paulo. Uma vitória contra a imbecilidade. Pequena. Mas uma vitória.
Divulgação/Daniel Melim
Obra do artista Daniel Melim, na Luz, em São Paulo
Obra do artista Daniel Melim, na Luz, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário