terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ministro Mercadante defende exigência de carta a alunas

FOLHA DE SÃO PAULO

Estudantes citadas em reportagem sobre atraso em repasse tiveram de escrever declaração
DE BRASÍLIAO ministro Aloizio Mercadante (Educação) defendeu ontem a exigência da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para que alunas do programa Ciências sem Fronteiras enviassem e-mail ao governo brasileiro declarando sua intenção de permanecer no exterior.
As universitárias, beneficiadas por bolsa do programa, foram citadas em reportagem daFolha que revelou atraso no pagamento de ajuda de custo, no valor de 400 libras, a estudantes da UEL (University of East London).
Diante da demora, a instituição britânica ofereceu empréstimos de 500 libras (R$ 1.631) aos brasileiros.
No mesmo dia da publicação da notícia, o órgão exigiu que as alunas enviassem e-mail para confirmar se permaneceriam no exterior.
"Foi um gesto de gentileza e de atenção. É com essa atenção que temos tratado todos os bolsistas. Espero que seja assim que tenha sido entendido", disse o ministro ontem sobre a exigência do e-mail.
Mercadante afirmou que a Capes e o CNPq, principais agências de fomento à pesquisa no país, mantêm 35 mil bolsistas brasileiros no exterior, dos quais 21 mil são do Ciência sem Fronteiras.
"Se houve manifestação de qualquer tipo de dificuldades, a Capes deve perguntar se tem alguma coisa que possa fazer. E qualquer estudante que quiser voltar para o Brasil pode voltar na hora que quiser", ponderou o ministro.
"Até o final desta semana a situação estará resolvida", garantiu Mercadante. (FLÁVIA FOREQUE)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário