segunda-feira, 4 de março de 2013

Casa de Francisca tenta sobreviver com show de 87 artistas

folha de são paulo

LUCAS NÓBILE
DE SÃO PAULO
De Kiko Dinucci a Paulo Vanzolini, de O Terno a Arrigo Barnabé, de Gui Amabis a Eduardo Gudin, de Peri Pane a Os Mulheres Negras, de Chico Saraiva a Ná Ozzetti e Zé Miguel Wisnik.
Os encontros musicais entre 87 artistas que acontecem nos próximos sábado e domingo, no Teatro Oficina, não surgiram com o objetivo de ser um panorama da música brasileira contemporânea, mas, no fim das contas, acabaram ganhando ares disso.
Divididos em 36 apresentações, artistas de diferentes gerações se unem na segunda edição do El Grande Conserto. Criado em 2012, o evento surgiu para "consertar" e levantar fundos para a Casa de Francisca, nos Jardins.
Menor ponto de música de São Paulo (com apenas 44 lugares), a casa de shows foi finalista do Prêmio Governador do Estado, mas mesmo assim enfrenta certas dificuldades para seguir em frente após prejuízos com a última reforma no estabelecimento.
Pablo Saborido/Divulgação
Funcionários da Casa de Francisca, que promove shows para tentar manter o local aberto
Funcionários da Casa de Francisca, que promove shows para tentar manter o local aberto
Com frequência, os idealizadores do espaço, Rubens Amatto e Rodrigo Luz, correm atrás de empresas em busca de patrocínio e também se inscrevem em editais, mas, justamente pelo fato de a casa ser muito pequena, nunca conseguem ouvir um sim.
"São Paulo é uma cidade de business e o que predomina é o pensamento de mercado. A primeira pergunta que eles [patrocinadores]) fazem é: 'qual o retorno que eu vou ter nisso aí?'", diz Amatto.
O evento de sábado e domingo vai reunir artistas que já se apresentaram na casa de shows em seus quase seis anos de funcionamento.
No sábado, estarão no palco nomes como Beto Villares, O Terno, Alzira E., Arrigo Barnabé e Zé Celso Martinez Corrêa, que desde o ano passado havia cedido o espaço do Teatro Oficina para o evento.
"Para a gente, é uma honra contar com o Zé Celso e com o Oficina, um marco da resistência cultural na cidade", diz Rodrigo Luz.
No domingo, se apresentam projetos como Metá Metá, Passo Torto, e artistas como Cida Moreira, Eduardo Gudin, Paulo Vanzolini e Felipe Cordeiro.
EL GRANDE CONSERTO
QUANDO sáb. (dia 9), às 18h, e dom. (dia 10), às 17h
ONDE Teatro Oficina (r. Jaceguai, 520; tel. 0/xx/11/ 3106-2818)
QUANTO R$ 62 (por dia), no site www.casadefrancisca.art.br
CLASSIFICAÇÃO não informada

Nenhum comentário:

Postar um comentário