quarta-feira, 20 de março de 2013

Encontros celebram 150 anos de Nazareth

folha de são paulo

Um dos pais do choro terá tributos pelo país
DE SÃO PAULOCompositor e instrumentista que influenciou nomes consagrados da música brasileira como Pixinguinha, Villa-Lobos, Jacob do Bandolim, Radamés Gnattali, Tom Jobim, entre outros, o carioca Ernesto Nazareth completaria 150 anos hoje.
A data que celebra o nascimento do autor de clássicos do choro como "Odeon", "Brejeiro" e "Apanhei-te Cavaquinho" movimenta uma série de comemorações, que tem início hoje no Instituto Moreira Salles, no Rio.
Considerado um dos pioneiros da ponte entre as músicas popular e erudita no Brasil, Nazareth terá sua vida e obra debatidas em um simpósio realizado no IMS hoje e amanhã, com homenagens a Mercedes Reis Pequeno e Eudóxia de Barros, duas importantes divulgadoras da obra do músico.
O instituto criou também o site www.ernestonazareth150anos.com.br, com curadoria do pesquisador Alexandre Dias, que traz a agenda completa de comemorações -os eventos se estendem até outubro por várias cidades.
"O Nazareth é a semente da música brasileira moderna. Das 211 composições que ele deixou, as pessoas conhecem umas 40. Queremos que acessem as desconhecidas, entre elas há muitas pérolas", diz Bia Paes Leme, coordenadora de música do IMS. (LN)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário