domingo, 31 de março de 2013

Família cria cinema rural em região sem salas comerciais

folha de são paulo

FOCO
WILHAN SANTINCOLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM ROLÂNDIAUma família de origem alemã transformou um antigo paiol em cinema rural. Os filmes exibidos na fazenda são produções da própria família, e os moradores locais, os protagonistas desses curtas.
O "Cine Paiolzão", em referência a um antigo armazém de milho, abre todos os domingos nessa fazenda na zona rural de Rolândia, município do norte do Paraná com 58 mil habitantes mas nenhum cinema comercial.
A plateia chega descalça, pisa nas tábuas de peroba do assoalho e se acomoda em antigos bancos de uma igreja da cidade. O público cativo já passa de 50 pessoas.
Dona da fazenda, a família Steidle montou o cinema há cerca de dois meses. Com câmeras fotográficas, fazem filmes curtos, de até cinco minutos, que mostram a rotina dos agricultores da região.
"As pessoas se emocionam quando se veem na tela. Muitos até choram", conta Ruth Steidle, 74, a matriarca da família. Para Daniel Steidle, 49, filho dela, as produções valorizam o local onde moram.
A equipe conta ainda com os filhos de Daniel, João Endí, 10, e Francisco Erê, 8, que ajudam na captação de imagens e em figurações.
A família não tem ligação com a área cinematográfica. Desde 1993 desenvolve um projeto de educação ambiental, custeado com o dinheiro do arrendamento de terras.
As exibições de filmes começaram por acaso depois que Daniel comprou os bancos de igreja a preço de ocasião. Eles foram parar no paiol, e então veio a ideia de instalar tela e projetor.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário