domingo, 21 de abril de 2013

Editoras apostam em livros sobre séries televisivas - Raquel Cozer

folha de são paulo

Casas ficam atentas a sucessos da TV, antes mesmo de suas estreias, em busca de guias e tramas derivadas
"The Walking Dead" e "Game of Thrones" estão entre produções cujos bastidores serão contados em livros
RAQUEL COZERCOLUNISTA DA FOLHAO editor Daniel Lameira, 25, responsável pela seleção de livros a serem publicados pela editora Novo Século, passou dois meses no início deste ano acompanhando com avidez sites de cultura pop em horário de serviço.
Ele precisava descobrir se Hugh Laurie (da série "House") aceitaria ou não interpretar o pirata Barba Negra na série "Crossbones", cuja pré-produção acabara de ser anunciada pelo canal NBC.
Com Laurie, o sucesso da série estaria garantido antes mesmo do início das gravações. E o livro "The Republic of Pirates", de Colin Woodard, usado como base para a produção, viraria uma boa aposta editorial. Era nele que Lameira estava de olho.
"O protagonista era informação importante. Assim que o anunciassem, outras editoras iriam atrás do livro, e o valor da compra dos direitos de publicação iria às alturas. Acabamos arriscando e comprando antes do anúncio."
A má notícia foi que, logo depois, Hugh Laurie declinou do convite da NBC. A ótima notícia veio na sequência, com John Malkovich anunciado para o papel. Agora, a Novo Século espera a série estrear para publicar o livro.
Comprar potenciais sucessos de vendas à espera da estreia de suas adaptações para o cinema é procedimento antigo de editoras. Nos últimos anos, elas descobriram o filão das séries de TV, cada vez mais bem-sucedidas.
"Pesquisamos as séries para ter uma ideia de sua força, verificamos como foram no país de origem. Isso ajuda a balizar a compra de um original", diz Roberta Machado, diretora comercial da Record.
Em 2011, a editora apostou em dois títulos relacionados a "Mad Men", cuja sexta temporada estreia amanhã na HBO. Juntos, "Mad Men", de Jerry Della Femina, best-seller dos anos 1970 que inspirou a série, e "O Guia Não Oficial de Mad Men", venderam cerca de 5.000 exemplares.
"Livros de séries com público mais amplo, como o juvenil, vendem bem mais", diz Roberta. Foi o caso de dois volumes baseados nas HQs e na série "Walking Dead", exibida na Fox. Também lançados pela Record, já passam as 150 mil cópias vendidas.
A série sobre zumbis é ainda outra aposta da Novo Século, que prevê para maio "Bastidores de The Walking Dead'", de Paul Ruditis. É tendência mais recente de livros sobre série: os de imagens e informações de bastidores.
Nessa linha, a Intrínseca lançou o multicolorido "O Mundo de Downton Abbey" (GNT). Para junho, a LeYa --que já vendeu 1,4 milhão de livros de "Crônicas de Gelo e Fogo", origem da série "Game of Thrones" (HBO)-- planeja "Por Dentro da Série da HBO - Game of Thrones".
Sairá com "tiragem limitada para colecionadores", o que, na média superlativa de tudo o que diz respeito ao fenômeno "Game of Thrones", quer dizer 50 mil exemplares.
E as apostas continuam. Nos últimos dias, dois títulos sobre séries foram disputados por editoras. "Homeland" ficou com a Intrínseca, e "Revenge", com a Planeta.
"Livros sobre bastidores ou spin-offs [histórias derivadas] são decorrência da força que elas ganharam", diz Daniel Lameira. A própria estrutura das séries ajuda: cada vez mais complexas, estimulam livros que as investiguem.

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