domingo, 28 de abril de 2013

painel - Vera Magalhães

folha de são paulo

Boca no trombone
Sem resposta do governo sobre a pauta de 12 itens encaminhada a Dilma Rousseff ao final da marcha de março, as principais centrais sindicais transformarão o 1º de Maio em palanques hostis à presidente. Além da Força Sindical, que franqueará seu showmício a presidenciáveis da oposição e proporá reajustes salariais trimestrais contra a inflação, a CUT, até agora alinhada ao Planalto, ameaça mudar o tom, discutindo calendário de paralisações a partir do Dia do Trabalho.
-
3 em 1 Cientes dos entraves conjunturais para a redução de jornada e o fim do fator previdenciário, sindicalistas afirmam que a presidente sinalizara que agiria para deter a alta rotatividade no mercado de trabalho, o que contemplaria o pleito de ratificação da Convenção 158 da OIT.
Mais-valia É muita desoneração anunciada para o patrão. Precisamos pensar no trabalhador", diz Vagner Freitas, que preside a central.
Line-up Diante do impasse, Lula avisou que não irá ao ato promovido pela entidade. Dilma enviará os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Manoel Dias (Trabalho) aos dois eventos. Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) devem comparecer à festa da Força.
Bagagem 1 Ao anunciar que iria a uma aldeia indígena no Amazonas, o ministro Alexandre Padilha, agora favorito no PT para disputar o governo de São Paulo, ouviu um gracejo do prefeito de Santo André, Carlos Alberto Grana, na última sexta-feira.
Bagagem 2 Quando voltar da Amazônia, traga um tambaqui e seu título'', disse o petista. Para concorrer em 2014, Padilha precisa transferir seu domicílio eleitoral, que hoje é Santarém (PA).
Porta Se antes a ordem no PSB era evitar responder às estocadas dos irmãos Cid e Ciro Gomes, agora se consolida a impressão de que eles estão dispostos a deixar a sigla.
História... Os embargos não necessariamente encerrarão a novela do mensalão. Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já admitem, reservadamente, rever pontos controversos do julgamento, caso haja pedido de revisão penal por parte dos advogados após o acórdão transitar em julgado.
... sem fim Como exemplo, um integrante da corte cita a decisão segundo a qual o dinheiro que circulou pelo valerioduto era público e pertencia ao Banco do Brasil. "Seria um novo julgamento", diz um interlocutor da corte.
Arsenal No Direito Penal, a revisão vale para casos excepcionais, como provas falsas ou novas provas de inocência. Embora admitam que o alcance dos embargos é restrito, criminalistas afirmam que a questão do caráter público ou privado dos recursos do fundo Visanet deverá ser levantada ainda nesta fase.
Sujeito oculto Juízes identificam atuação de Francisco Falcão na campanha no Congresso pela suspensão da promulgação da proposta que cria quatro tribunais regionais federais. Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) alega erro técnico para não assinar o texto.
Operação casada Segundo os magistrados, o corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) tem forte ligação com Calheiros, que era ministro da Justiça quando Falcão foi nomeado para o Superior Tribunal de Justiça.
Gazeta O TJ-SP concedeu liminar ao governo paulista suspendendo a veiculação de propaganda de TV da Apeoesp que orientava pais a não mandar os filhos às escolas estaduais durante a greve dos professores. A adesão é de 35%, segundo o sindicato. O governo estima em 5%.
TIROTEIO
"O Supremo Tribunal Federal está colocando o Congresso Nacional no eixo. Mostra que existem juízes no Brasil."
DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre a tensão entre a corte e os parlamentares acerca do projeto que restringe os direitos das novas siglas.
CONTRAPONTO
Em primeira mão
Durante cerimônia de abertura do evento da Frente Nacional dos Prefeitos, em Brasília, terça-feira passada, Dilma Rousseff iniciou uma saudação ao escolhido para ser o novo presidente da entidade, José Fortunati (PDT). Apesar do consenso nos bastidores, o prefeito de Porto Alegre ainda dependia da eleição formal do colegiado, marcada para o dia seguinte.
--Não era segredo, né? Bem, se fosse, era um segredo muito mal guardado! Fiquei sabendo pelos corredores que o novo presidente será ele.
A plateia caiu na gargalhada.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário