quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIREITOS CIVIS » Recurso contra casamento gay-Étore Medeiros e Leandro Kleber‏

Partido de Marco Feliciano entra com mandado de segurança no STF para suspender resolução do Conselho Nacional de Justiça que obrigou os cartórios a registrar uniões homossexuais 


Étore Medeiros e Leandro Kleber

Estado de Minas: 22/05/2013 

Brasília – O Partido Social Cristão (PSC) entrou ontem com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada dia 14, que determinou a todos os cartórios brasileiros que fizessem o registro de casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo ou a conversão das uniões estáveis. Pela decisão do CNJ, os cartórios não podem se negar a realizar tais procedimentos.

Na ação, o PSC acusa o CNJ de “abuso de autoridade”, e argumenta que o órgão “não tem legitimidade para normatizar o tratamento legal das uniões estáveis constituídas por pessoas do mesmo sexo, sem a existência de legislação que defina tal situação”. Além de atacar a resolução do CNJ, o PSC não poupou críticas ao presidente do conselho, ministro Joaquim Barbosa, que também é presidente do STF. “O senhor ministro presidente do Conselho Nacional de Justiça buscou legislar, (...) com abuso de poder, apropriando-se de prerrogativas do Congresso Nacional, especialmente, do Partido Social Cristão”, afirma trecho do documento.

O partido cita até mesmo o dicionário Aurélio, que traz como uma das definições de casal "par composto de macho e fêmea, ou homem e mulher". O PSC não cita, no entanto, que, segundo o mesmo dicionário, casal pode significar "par, parelha". "Onde não há diversidade de sexos, não há que se falar em casal. Coisas iguais, é certo, podem formar um par, desde que haja entre elas um elemento diferencial que as faça completar uma à outra (a exemplo: pares de sapato, de luvas etc. em que está inserida a noção de diversidade: direito/esquerdo)", arremata o partido.

“Nós defendemos a família conforme está na Constituição brasileira: homem e mulher. Ao defender isso, entendemos que o CNJ extrapolou a sua competência”, explica o vice-presidente do PSC, pastor Everaldo Pereira. Em tom mais ácido, o senador Magno Malta (PR-ES), membro da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou que “eles (do CNJ) cuspiram no Código Civil”. O senador vai entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin), no Supremo, para questionar o poder do CNJ. Malta protocolou também um projeto de decreto legislativo no Senado para sustar a decisão do CNJ.

O mandado de segurança do PSC será relatado pelo ministro Luiz Fux. O magistrado poderá atender ao pedido do partido, de forma liminar, ou submeter o assunto diretamente ao plenário do STF.

"Ação midiática" O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) lamentou o pleito do PSC. “A ação é mais midiática do que efetiva. Vai ser um tiro pela culatra, porque, se o STF julgar essa ação, vai julgar de forma favorável ao CNJ e, portanto, será mais um peso a favor da igualdade do direito ao casamento.” Segundo Wyllys, o deputado Ivan Valente (SP), líder do PSOL na Câmara, já teria tomado providências para que um representante do partido defenda, na ação, o casamento igualitário.

Para Alexandre Bernardino Costa, professor de direito da Universidade de Brasília (UnB), nenhuma das duas demandas do PSC tem fundamento, e a demanda do partido não deve prosperar. “A função cartorial não é de julgamento, é burocrática, então, o CNJ tem como dar diretrizes a respeito do seu funcionamento”, explica. Para ele, não houve extrapolação das atribuições por parte do conselho, que tem como missão regulamentar o funcionamento do judiciário.

Doutor em direito constitucional, Costa relembra a decisão do Supremo, em maio de 2011, que reconheceu por unanimidade os direitos dos casais LGBT: “É absurdo querer rediscutir a questão ou dizer que a prerrogativa sobre o assunto é do Legislativo. O Judiciário já deu a sua interpretação, a de que a Constituição acolhe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e os cartórios têm de registrar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário