sábado, 27 de julho de 2013

A importância da vacina contra a gripe - Julio Abramczyk

folha de são paulo

A importância da vacina contra a gripe

Ouvir o texto
Nestes dias frios do nosso rigoroso inverno, podemos verificar a importância da vacinação contra a gripe realizada anualmente em São Paulo.
Na campanha deste ano, iniciada em abril e encerrada em meados de junho, foram imunizados cerca de 7 milhões de pessoas, dos quais 4,1 milhões eram idosos.
A proteção da vacina antigripal em relação à mortalidade de idosos com doenças cardíacas crônicas ou afecções pulmonares, no inverno, foi o tema de tese de doutorado da médica Cinta de Diego Cabanes, na Espanha.
Segundo o autora, no inverno, a vacinação reduziu em 16% o índice de mortalidade por doença pulmonar crônica e em 37% por cardiopatia crônica, como a insuficiência cardíaca ou os distúrbios das coronárias.
No congresso anual de insuficiência cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia, em maio, em Lisboa, o médico David P. Kao, de Denver, EUA, mostrou que pacientes portadores da afecção internados no inverno apresentaram maior índice de mortalidade. O estudo teve por base a análise de 949.907 admissões hospitalares em um período de 14 anos.
Segundo os especialistas, a exposição às temperaturas muito baixas, sem proteção, resulta em um estreitamento das artérias que causa aumento da pressão.
Em idosos, isso pode resultar em morte, não só pela fragilidade do seu sistema cardiocirculatório como por eventual concomitância de uma infecção respiratória.
Julio Abramczyk
Julio Abramczyk, médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Na Folha desde 1960, já publicou mais de 2.500 artigos. Escreve aos sábados na seção 'Saúde'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário