domingo, 28 de julho de 2013

Fausto Silva integra o time de artistas que ditam sua própria moda na Globo

folha de são paulo

Fausto Silva integra o time de artistas que ditam sua própria moda na Globo


 
KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA
CAMILA CARON
DE SÃO PAULO

É uma berinjela? É o dinossauro Barney (personagem de uma série infantil)? Não, é a nova jaqueta do Faustão. As tiradas cômicas dominaram as redes sociais no último domingo (21), quando o apresentador da Globo surgiu com uma, digamos, vistosa jaqueta roxa no palco de seu programa semanal.
Fausto Silva, 63, faz parte de um pequeno time de apresentadores da rede (Xuxa e Jô Soares são outros) que vai ao ar vestindo o que bem entende, sem seguir qualquer norma de figurino do canal.
Com frequência, algumas das camisas e jaquetas de Faustão (devem ser evitadas pela audiência com labirintite) quebram uma das regras básicas do manual de estilo da emissora: o apresentador não deve chamar mais atenção do que a notícia ou o convidado do programa.

Looks do Faustão

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Reprodução/TV Globo
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Alvo constante nas redes sociais por causa de seus figurinos, Fausto Silva integra o time de estrelas que ditam sua própria moda na Globo
"Eu gosto de comprar as minhas roupas, e a Globo nunca falou nada. Depois que eu emagreci, ficou até mais simples", diz o apresentador, que perdeu quase 40 quilos após uma cirurgia de redução de estômago, em 2009.
Ele compra a maioria de suas roupas em Miami (EUA) e na Itália. Entre as suas manias estão a de não repetir roupa no programa (no ar desde 1989), a de combinar camisas, sapatos e relógio, e a de presentear os amigos, para sorte deles ou não, com algumas das peças que usa.
BOTA BRANCA
Outro que sempre traz o figurino de casa é Jô Soares, 75. Suas roupas são feitas há anos pelo alfaiate Arturo Minelli. "Me guio pelo que fica bem em mim, é intuitivo", conta. "Não sigo a moda, quero que a moda é que me siga", desdenha ele, rindo.
Para a Globo, a marca registrada dos apresentadores deve ser respeitada.
Pense, então, em alguém de bota branca. Xuxa, 50, provavelmente virá à sua cabeça. A obsessão por esses calçados é tanta que, mesmo seguindo, há anos, as dicas da figurinista Christina Gross, ela sempre leva uma mala de botas às gravações para compor o visual.
Regina Casé, 59, é mais uma que usa o acervo pessoal para montar o figurino. Suas roupas são confeccionadas sempre abusando do brilho e das estampas de bichos.
"É uma escola de samba por semana", descreve ela, que divide os louros com a figurinista Cláudia Kopke. "Ela ajudou a construir a imagem do 'Esquenta'."
Em geral, os apresentadores contam com a ajuda de figurinistas. Nesse time estão nomes como Luciano Huck e Fátima Bernardes. As peças usadas pela apresentadora são as mais procuradas pelo público.
Para o pessoal do jornalismo, há regras descritas em um manual de estilo. A "bíblia" da moda de bancada é distribuída para todas as afiliadas da rede, a fim de evitar que uma âncora dos confins resolva se inspirar na cantora Joelma, do Calypso, no jornalismo regional.
A cartilha traz dicas de ternos e diz que jornalistas devem evitar todo tipo de estampa. Privação que Fausto Silva nunca sofreu.
"Já usei camisa xadrez, listrada, colorida... Eu uso o que gosto. Se a pessoa não gosta, paciência", diz Fausto. Para os fãs do seu estilo, uma perda: ele doou aos poucos todo o seu guarda-roupa da época de sobrepeso. Imagine o sucesso que faria um "bazar do Faustão".
Silvio compra seus ternos e repete looks
DA COLUNISTA DA FOLHADE SÃO PAULOAssim como o microfone de colarinho, os ternos são parte indispensável do visual de Silvio Santos, 82. Em seus mais de 50 anos no ar, o apresentador sempre foi fiel ao estilo paletó e gravata.
Entendida do gosto do patrão, Elaine Marinho, figurinista do SBT que há cerca de dois anos veste o apresentador, separa um só look por programa para ele, com peças que o SBT faz questão de comprar. Silvio Santos não aceita presentes.
Quase sempre se intercalam ternos das marcas preferidas de Silvio (Ricardo Almeida e Camargo Alfaiataria), ora claros, ora escuros.
Ternos escuros são os preferidos da audiência, que ainda escreve para a emissora elogiando algumas peças.
Silvio não tem preferência de cores para gravatas e camisas, que são exclusivamente da Le Mark. Ele não coleciona gravatas nem sapatos e não vê problemas em repetir roupas. A única exigência é um intervalo de ao menos dois meses entre aparições com figurino idêntico.
    OPINIÃO
    Cartilha de figurino da TV passa longe do estilo nacional
    PEDRO DINIZCOLABORAÇÃO PARA A FOLHAA política de moda da Globo, que orienta como os apresentadores e âncoras de seus telejornais devem se apresentar diante das câmeras, é baseada na ideia de que roupas "clássicas" são a melhor saída para que, ao contrário de Faustão, ninguém caia nas armadilhas da moda.
    Trocando em miúdos, no quesito fashion o telejornalismo global fica em cima do muro.
    Qualquer elemento fora da "normalidade" é item dispensável e, além de visualmente "desagradável", não combina com a imagem séria que deve acompanhar a notícia.
    No entanto, ao abolir de sua cartilha as flores, as estampas, o brilho e o xadrez, por exemplo, o esquadrão da moda global reproduz um padrão europeizado de beleza --engomadinho, algo sisudo e distante do que os brasileiros reconhecem como estilo nacional.
    EXCEÇÃO À REGRA
    A prova de que um pouco de graça no vestuário não descredita ninguém, muito menos a notícia, é Patrícia Poeta. À frente do "Fantástico", a jornalista soube usar vestidos justos, cores e brilho para ganhar, além da simpatia do público, credibilidade.
    Hoje, na bancada do "Jornal Nacional", e com os cabelos cortados pouco abaixo dos ombros, limpou sua imagem sem se render aos terninhos e às cores neutras propostos pelos consultores.
    Numa época em que se questiona a utilidade dos manuais de estilo e a uniformidade de gosto que pregam, a emissora poderia rever sua etiqueta fashion e abrir espaço para mais ousadias.
    Nos telejornais da rede de TV americana CNN, por exemplo, o terno de um botão já foi adotado por âncoras como Anderson Cooper, e as gravatas de cores vivas, pouco a pouco, estão substituindo as tradicionais escuras e sem grafismos aparentes.
    Nesse caso, está permitida até a cor berinjela.

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